quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Com a falta de segurança em Jataúba esta ruim pode ficar pior com o risco de perder Guarda Civil Comunitária


Na última terça-feira 22, um assunto veio à tona e preocupou a população de Jataúba Agreste Pernambucano, em um grupo de Whatsapp o blogueiro Collar afirmou ter sido procurado por alguns populares do vizinho município de Brejo da Madre de Deus, onde os mesmos teriam dito que os homens que compõem a guarda comunitária de Jataúba estariam sendo assediados por políticos e pela própria população daquele município para que pudessem prestar os seus serviços naquela cidade, vale lembrar que a cidade do Brejo da Madre de Deus, tem uma guarda municipal instituída no município e que trabalham dentro da legalidade.


 

Na noite desta quarta-feira 23, um dos integrantes da guarda usou a mesma rede social para confirmar a informação, segundo ele, os serviços da guarda podem ser interrompidos a qualquer momento, uma vez que falta valorização dos mesmos por parte de muitas pessoas e as condições de trabalho são mínimas, ele ainda afirmou que estariam sendo assediados por dois municípios para trabalhar nos mesmos, não afirmado quais seriam eles, porém, disse que a guarda tem feito o máximo de esforço possível para permanecer em Jataúba, vale lembrar que os guardas comunitários são custeados por doações da população que voluntariamente contribui semanalmente e tem um pequeno apoio do poder público.



A guarda comunitária de Jataúba apesar das poucas condições de trabalho conseguiu após a sua implantação diminuir significativamente o número de ocorrências de assalto e homicídios no município, no entanto, por falta de recursos o número do efetivo diminuiu e os assaltos voltaram a acontecer com mais frequência.

 

Em redes sociais mobilizações de populares têm sido feitas no intuito de que Jataúba não perca a sua guarda comunitária, o que seria uma catástrofe para a cidade, porém a mobilização popular sem que o poder público faça a sua parte que é instituir oficialmente e de maneira legal a guarda no município de pouco adianta, uma vez que a própria justiça concedeu um prazo para que a mesma esteja regularizada.





Blog manhã nordestina . informações Jota Silva / Agreste No

8 comentários:

Anônimo disse...

Ninguém sabe quem é pior,o prefeito de Brejo ou o de Jatauba...Em Brejo tem uma guarda municipal em total estado de abandono por parte do prefeito;ao invés de investir na instituição,o gestor tem perseguido a GCM.Todavia,em Jatauba tem uma "guarda municipal" que sobrevive de doações por parte da população. Então, bem medido e bem pesado, cada um é pior do que o outro... São duas desgraças!!!!!!!

Anônimo disse...

Esperamos que a criação do Conselho municipal de segurança pública venha a ser mais uma ferramenta para atrair investimentos na área de segurança... Precisamos urgentemente da guarda civil nas ruas para dar um pouco de tranquilidade à população.

Anônimo disse...

Esses guardas não dão conta de Jataúba quanto mais do brejo,o brejo e Jataúba precisa de um cara arrochado igual a Nonato para ele sim eu tiro o chapéu

Anônimo disse...

Em Brejo da Madre de Deus tem uma corja de políticos irresponsáveis,a exemplo do prefeito que ao invés de investir,vive perseguindo a guarda civil.A população é tão cínica que ainda vota numa desgraça daquela...

Anônimo disse...

Esse prefeito do Brejo é um nojo! Esse irresponsável acabou com a segurança do município.Onde já se viu colocar a guarda civil pra tomar conta de prédio público?! Lugar de guarda municipal é nas ruas,trabalhando em conjunto com a polícia militar.

Anônimo disse...

E ainda por cima tem a imprensa marrom e alguns blogueiros,a exemplo desse coio e o tal do Johab,que ficam maquiando a informação e tentando esconder os desmandos desse prefeito e de meia dúzia de políticos irresponsáveis.Vcs deveriam criar vergonha na cara e falar ao povo a safadeza desse prefeito medíocre.

Anônimo disse...

Essa audiencia pública vai ser um fracasso,pois se tivessemos um prefeito compromissado com a segurança do povo,nao precisaríamos de audiência nenhuma....Se a coisa não está funcionando,é por conta da incompetência do atual prefeito.

Anônimo disse...

Essa imprensa do Brejo é um nojo! Vive arriando a lenha no governador,porém esquece de falar da incompetência desse prefeito e mais meia duzia de políticos irresponsáveis...