sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Prefeito de Toritama tem aprovação recorde de 90,2%


Em tempos de descrédito nos políticos e na política, quem confirma esta aprovação é o Instituto Opinião, de Campina Grande, que realizou, em parceria com este blog, pesquisa quantitativa de opinião pública e socioeconômica, que teve como objetivo realizar a avaliação da gestão e a satisfação da qualidade dos serviços públicos prestados pela Prefeitura de Toritama.
As entrevistas foram realizadas nas seguintes localidades: Antão, Arlindo, Areal, Buraco Quente, Campo Alegre, Centro, COHAB, Deus é Fiel, Duque de Caxias, El Shaday, Independente, Izídio Tavares, Mangas, Novo Coqueiral, Planalto, Príncipe da Paz, Santa Maria, São João, São Benedito, Serra do Poste e Valentim. Foi utilizada uma amostra probabilística casual simples, estratificada proporcionalmente à densidade populacional das áreas pesquisadas, com controle das variáveis: sexo e faixa etária, estratificadas de acordo com os dados obtidos junto ao IBGE. Foram realizadas 400 entrevistas.
O intervalo de confiança estimado é de 90% e a margem de erro máxima é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados.
A pesquisa mostrou que, além de uma aprovação surpreendente de 90,2%, a atual gestão vem acertando no caminho escolhido, pois 91% dos entrevistados afirmaram que Toritama está no caminho certo (progredindo), atestando dessa forma o modelo de gestão orientado para resultados.
Quando a pergunta foi que nota daria a administração do prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB), a média ponderada cravada pela maioria dos entrevistados foi de 9,0 (nove).
Quando se perguntou sobre a avaliação geral da gestão, 36,5% avaliaram como ótima a administração; 45,1% disseram que é boa; 13,5% regular; 2,3% ruim e apenas 1,3% péssima. 1,3% não responderam ou não sabem. Diante desse quadro a avaliação da gestão chegou ao patamar 81,6% de índice ótimo e bom.
A pesquisa perguntou ainda sobre a qualidade dos serviços públicos prestados, e os resultados confirmaram a avaliação geral. O bom desempenho da gestão foi desdobrado em todas as áreas. A nota geral da educação foi de 8,5. A qualidade da merenda escolar foi apontada por 86,3% dos entrevistados como ótima e boa.
Em 2018, foram entregues a população da Toritama três novas escolas e um Centro Municipal de Educação Infantil. Foram mais R$ 11 milhões em investimentos com recursos próprios. A educação de Toritama avançou 40 posições no IDEB, saindo da incômoda penúltima colocação (2015). Para 87,2% dos entrevistados a qualidade de ensino nas escolas de Toritama melhorou.
A nota geral da saúde foi de 8,4. Em 2018 foram entregues a Unidade Básica de Saúde na comunidade do Deus é Fiel, a requalificação da Policlínica, a nova Casa de Apoio em Recife e a Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF). O atendimento prestado pela equipe de enfermagem foi apontado como ótimo e bom por 91,4% dos usuários. Os serviços odontológicos foram aprovados por 90,4%. O atendimento de emergência do hospital é considerado ótimo/bom por 85,6% das pessoas que recorreram àquela unidade.
Com estes números positivos, o prefeito Edilson Tavares segue tranquilo para o pleito do próximo ano, onde tentará a reeleição.

Informações de Magno Martins



              blog manhã nordestina.