domingo, 24 de março de 2019

Alerta importante, Casos de tuberculose cresce em Pernambuco


Imagem meramente ilustrativa.

O número de casos de tuberculose aumentou 9,28% entre 2015 e 2018, em Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). No ano passado, foram confirmados 5.026 casos da doença, 426 a mais que os 4.599 registrados no início da série histórica. Os dados foram divulgados essa semana, pelo governo do estado.
A doença é causada por uma bactéria altamente transmissível através das vias respiratórias. Os pulmões são os órgãos mais acometidos pela doença. O Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose é celebrado neste domingo (24).
O número de mortes causadas pela doença foi de 423 em 2015, diminuiu para 398 em 2016, e em 2017, chegou a 435. O índice de óbitos em 2018 ainda é contabilizado pela SES.
Em crianças, a melhor forma de prevenir a tuberculose é por meio da vacina BCG, oferecida nas unidades básicas de saúde e maternidades. Ela pode ser dada ao nascer ou, no máximo, até a criança ter 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Sintomas e tratamento
Entre os sintomas mais comuns da tuberculose está a tosse por mais de três semanas, que pode ser acompanhada por febre durante o dia, suor noturno, emagrecimento, cansaço e fadiga.
O diagnóstico pode ser feito na rede pública de saúde, principalmente por meio de um teste conhecido como “exame do escarro”.
O esquema básico de medicamentos para a tuberculose é distribuído nas próprias unidades de saúde e é composto por quatro remédios. O tratamento dura seis meses. Seguindo corretamente as orientações médicas, o paciente pode deixar de transmitir a doença em 15 dias.
Com informações do G1 PE



                Blog manhã nordestina.