quinta-feira, 2 de maio de 2019

Jataubense 'Edinaete Silva' desenvolve o Projeto "CONSCIENTIZAR E NÃO CALAR" que chama atenção para medidas protetivas, em Santa Cruz do Capibaribe-PE e região


Modelo Jataubense Edinaete Silva - Foto: Ramires Lins


Uma imagem publicada em uma rede social em Santa Cruz do Capibaribe está chamando atenção dos internautas. Na ocasião, uma jovem levantou um debate sobre medidas protetivas que visam livrar mulheres de agressões de todos os tipos.



A Jataubense, Edinaete Silva, 22 anos de idade, realizou o ensaio fotográfico para um trabalho do curso de Serviço Social. A jovem contou com a ajuda da maquiadora Renata Souza e da fotografa Ramire Lins para materializar a cena fictícia de agressão.




"Se ele te bateu uma vez, vai te bater novamente. Se ele te gritou, vai gritar outras vezes. Diga não aos relacionamentos abusivos. Não seja mais uma nas estatísticas", escreveu Edinaete em sua publicação.


Dados preocupantes; Houve uma explosão de violência contra elas entre 2017 e 2018. A média mensal de agressões subiu 24%. Em 2018, 7.634 mulheres foram vítimas todos os meses, comparado a 6.139 no ano anterior. Os casos de tentativa de feminicídio, por exemplo, mais que dobraram e ultrapassaram sete mil registros. Há 25 anos, o Brasil tenta reverter esse quadro, sem sucesso. Entidades internacionais alertam para o enfraquecimento de políticas públicas para o setor.

Tentativas de feminicídio, violência moral, patrimonial, psicológica, sexual, obstétrica, institucional e tráfico de mulheres dispararam. Os dados fazem parte do balanço, obtido pelo Correio, do canal de denúncias do então Ministério dos Direitos Humanos — agora, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O cenário fica ainda mais grave quando se avalia outras seis violações que entraram no último ano na lista de denúncias do Ligue 180, como ameaça, violência doméstica, familiar, policial, virtual e contra a diversidade religiosa, além de um tópico que aglutina crimes como “outros registros”.

Os números foram avaliados por especialistas e militantes da causa da mulher. Eles foram incisivos: são dados alarmantes, e as investidas masculinas estão cada vez mais cruéis. A violência moral, quando se calunia, difama ou injuria a honra ou a reputação da mulher, subiu 114%: saltou de 1.849 em 2017 para 3.960 no último ano. A violência sexual cresceu 21,5%: saiu de 3.696 casos para 4.491. Já a violência patrimonial — quando há ato de violência que implique dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens e valores — passou de 892 episódios para 1.115, ou seja, 25% a mais no mesmo período.

Desde 1994, a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, conhecida como Convenção de Belém do Pará, da qual o Brasil é signatário, caracteriza a violência contra o sexo feminino como “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na esfera privada”. Depois, a Lei Maria da Penha foi criada para endurecer a punição.



Em conversa com Alberto Barbosa, Edinaete Silva, lembrou que o projeto é uma iniciativa dela, e, se estende a toda sociedade, que engloba o estágio do curso que está cursando '7° período' em Serviço Social, "Estou muito feliz por está tendo a oportunidade de trabalhar está problemática, é um projeto de conscientização, referenciando a lei Maria da Penha e as medidas protetivas, é uma maneira de chamar a atenção das mulheres e de toda a população" disse, Edinaete.



A modelo, já é bastante conhecida na região, inclusive em Toritama, onde reside há cerca de 4 anos, e, faz vários ensaios para algumas empresas.

Edinaete, é filha natural de Jataúba, no Agreste Pernambucano. Especialmente, da centenária Vila do Jacu.


Com informações; Blog do Bruno Muniz / Blog do Alberto Barbosa / Imagens: Facebook; Fotografia: Ramire lins / Maquiagem: ReyMakeup




                Blog manhã nordestina.