quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Protesto contra Reforma da Previdência por cortes de verbas na educação toma conta do Centro do Recife


Protesto contra cortes na educação e programa Future-se, na Rua da Aurora. - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Na tarde desta terça-feira dia  (13) de agosto, manifestantes de centrais sindicais e estudantes protestaram contra a Reforma da Previdência e em defesa da educação. A concentração do protesto foi na rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro. O protesto, que fez parte de um ato nacional, percorreu ruas do Centro do Recife, com bandeiras, cartazes e faixas com frases de ordem. O trânsito ficou interrompido no local.



Motivos do protesto

De acordo com a presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco, José Edeson de Melo Siqueira os cortes no setor da educação anunciados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro já atingem a instituição. Ainda segundo José Edeson, caso não haja a recomposição desse orçamento, a universidade terá condições de funcionar até o mês de setembro.
A manifestação é contrária ao Projeto Future-se, lançado mês passado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo estimular a captação de recursos pelas próprias universidades, através de parcerias com organizações sociais/ outras instituições e com a união. A proposta ainda não foi apresentada ao congresso nacional. Uma consulta pública está aberta até a próxima quinta-feira (15)

Do.JC




                   Blog manhã nordestina.