sábado, 4 de janeiro de 2020

CRIANÇA DE ÁGUAS BELAS LUTA DESESPERADAMENTE CONTRA CÂNCER E PRECISA DE AJUDA



O caso da garota Dayane Alves da Silva de apenas 8 anos, tem se agravado nos últimos dias. A criança, que tem travado uma luta desesperada contra o câncer, vê agora sua esperança nas mãos de algum doador compatível que possa realizar este ato simples, mas heroico de doar medula.
A garota ficou conhecida após seu pai gravar um vídeo, que foi largamente compartilhado por moradores de sua cidade natal, Águas Belas, município do Agreste pernambucano, no qual relatava o diagnóstico da filha e fazia um apelo para que as pessoas o ajudasse. Este vídeo trouxe à tona o caso que emocionou aqueles que tiveram acesso a esta triste história
No entanto, mesmo com algumas ajudas de cunho logístico e financeiro, o quadro de saúde de Dayane continuou agravando-se.  Agora ela está na UTI do hospital do IMIP no Recife, pois a menina diagnosticada com leucemia há 08 meses, precisa de uma ajuda providencial: um transplante de medula óssea, além de transfusões de sangue periódicas.

Urgente!
Recentemente, a família e amigos empenhados na causa, lançaram uma campanha, em regime de urgência, tendo em vista que encaminha-se para as últimas sessões de quimioterapia da garota, e a única solução para um final positivo é conseguir doadores de sangue, de qualquer tipo para que possam estar repondo o banco de sangue daquela instituição, pois são as transfusões que têm garantido a sobrevivência de Dayane, e um doador compatível de medula, para que assim possam resolver o problema em definitivo.
Como ajudar? Como fazer as doações?
Um gesto muito simples, mas que fará uma diferença entre a vida e a morte na vida de uma criança, e quase a totalidade dos que leem esta matéria podem contribuir. Na doação de sangue, qualquer pessoa em bom estado de saúde, pode contribuir indo até o HEMOPE mais próximo. Para quem é de Águas Belas, tem uma sede do hemocentro em Garanhuns, na Avenida Gonçalves Maia, bairro Heliópolis, por trás do Hospital Regional Dom Moura, de terça a quinta-feira, nos horários das 13h30min a 17h30min. Dúvidas sobre horários e atendimentos, ligar: (87) 3761-8520.
No mesmo Centro, o doador de sangue, também pode optar em fazer o teste de compatibilidade de doação de medula. Mais uma vez, o processo é muito simples, onde a partir do próprio sangue coletado é realizado um cruzamento de dados para saber. Caso seja compatível, o futuro doador pode optar em fazer o procedimento ou não.
Como é feita a doação de medula óssea?
Segundo o site do REDOME do Instituto Nacional do Câncer, a doação pode ser feita de duas formas:
-A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas.

– A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções.
– O procedimento leva em torno de 90 minutos.
– A medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.
– Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.
– Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana após a doação.
Há outro método de doação chamado coleta por aférese. Neste caso, o doador faz uso de uma medicação por cinco dias com o objetivo de aumentar o número de células-tronco (células mais importantes para o transplante de medula óssea) circulantes no seu sangue. Após esse período, a pessoa faz a doação por meio de uma máquina de aférese, que colhe o sangue da veia do doador, separa as células-tronco e devolve os elementos do sangue que não são necessários para o paciente. Não há necessidade de internação nem de anestesia, sendo todos os procedimentos feitos pela veia.

A decisão sobre o método de doação mais adequado é exclusiva dos médicos assistentes, tanto do paciente quanto do doador, e será avaliada em cada caso.
(Com informações do IGSWEB – http://www.igsweb.com.br)



                 Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: