sábado, 16 de maio de 2020

OLHA A BRONCA : Protesto no Recife organizado por apoiadores de Bolsonaro contra o lockdown termina na delegacia



Um protesto organizado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na tarde desta sexta-feira (15), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, terminou na delegacia. A carreata contra o endurecimento das medidas restritivas em cinco municípios pernambucanos, por causa do avanço do novo coronavírus, seguiria até o centro do Recife, próximo ao Palácio do Campo das Princesas, e retornaria para a Zona Sul. No entanto, segundo uma nota conjunta das polícias Civil e Militar, houve intervenção "para impedir a aglomeração de pessoas."


A nota ainda informa que, inicialmente, uma mulher e dois homens foram conduzidos para a Delegacia de Boa Viagem, também na Zona Sul da capital, e três veículos foram apreendidos. De acordo com a nota divulgada, "a ação das forças policiais cumpre determinações de decretos estaduais e recomendações do MP e MPF para evitar a disseminação da covid-19. Não teve, ao contrário do que afirmam os organizadores, qualquer motivação política na atuação policial, e sim a de proteger a população contra a disseminação da doença."



As polícias informaram ainda que outras pessoas e outros veículos estão sendo conduzidos para a delegacia e os procedimentos cabíveis serão realizados. O caso está sob responsabilidade do delegado seccional de Boa Viagem, Felipe Monteiro.
Um dos líderes do Liberta Pernambuco, movimento que foi um dos organizadores do ato junto ao Bolsonaros Pernambuco, Endireita Recife e Confederação Direita Brasil, Alessandro Sarmento, afirmou que a manifestação foi contra o lockdown e a favor das vidas. "A nossa forma de ver com o cuidar das vidas, é através da economia. Nós acreditamos que sem emprego, sem dinheiro, você não consegue cuidar de si próprio, dos seus entes queridos. Você não consegue ter alimentação, você não consegue ter moradia, e consequentemente a pandemia em pleno caos econômico vai ser muito pior. Vai morrer gente demais. Porque se o estado arrecada menos, consequentemente a receita para o repasse da saúde, para infraestrutura, para educação, também diminui. Então, o lockdown não vai matar o vírus", disse. Segundo ele, aproximadamente 4 mil pessoas estiveram presentes.
Segundo Mateus Henrique, integrante do Direita Pernambuco, um dos movimentos que participaram da manifestação, a aglomeração começou a acontecer quando as equipes policiais interviram na carreata, que saiu de um posto de gasolina da Avenida Mascarenhas de Moraes e foi interrompida ainda na via.
"Não teve confusão e nem briga, foi algo muito tranquilo. Só o oficial na base da conversa, disse que tinha que conduzir, e não houve resistência", comentou. Ele disse que a intenção, ao chegar no centro do Recife, era "buzinar e ir embora".

'Politização'

Vestidos de verde e amarelo e com a bandeira do Brasil, os manifestantes, que estavam em carros e motocicletas, utilizaram as buzinas dos veículos para mostrar a indignação perante a decisão do Governo do Estado.
"Estamos lutando contra a politização que está sendo feita pelo governador Paulo Câmara, o lockdown tem que ser uma medida de último caso. Preservar vidas é necessário, mas preservar a economia é preservar vidas e famílias também" declarou Alessandro Sarmento, líder do Liberta Pernambuco, um dos movimentos organizadores da manifestação.
Para ele, com os estabelecimentos fechados e as pessoas sem irem trabalhar, as famílias vão perder a sua renda e ficar sem ter dinheiro para comer, o que as deixaria com imunidade baixa. Com isso, segundo ele, as chances delas serem infectadas pelo coronavírus ficam ainda maiores. "O caos pode ficar maior", disse.
Nesta sexta-feira a Secretaria de Saúde (SES-PE) confirmou mais 621 casos do novo coronavírus e 83 novos óbitos em decorrência da covid-19. Com isso, Pernambuco agora totaliza 16.209 casos da doença, com 1.381 mortes.
Também nessa sexta, o Governo de Pernambuco anunciou que irá prorrogar do prazo de fechamento do comércio, indústria e empresas prestadoras de serviços, até o dia 31 de maio, prevista no artigo 15º do decreto estadual, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira. Este mesmo decreto fala da intensificação das medidas restritivas da quarentena, determinada pelo governo do Estado no início da semana, e que entrará em vigor a partir deste sábado (16) no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
Entre as medidas adotadas está o rodízio de veículos em dias alternados, de acordo com o último numeral da placa (par ou ímpar). A restrição à circulação de veículos e o fortalecimento da fiscalização nas ruas e em estabelecimentos comerciais são medidas que visam coibir ao máximo a circulação de pessoas nestas cinco cidades, que concentram mais de 70% das notificações de contaminação pela Covid-19 no Estado. O isolamento social é cientificamente comprovado como a forma mais eficiente de evitar a transmissão do vírus






               Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: