sexta-feira, 8 de maio de 2020

Pernambuco e mais seis estados apresentam colapso na rede privada de UTIs, diz presidente da CNS


O presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Breno Monteiro, afirmou que seis estados brasileiros já vivem situação de colapso em relação à disponibilidade de leitos em unidade de terapia intensiva (UTI) para enfrentar a pandemia, incluindo a rede particular. De acordo com o dirigente em entrevista ao jornal O Globo, o problema foi identificado em Pernambuco, no Maranhão, no Ceará, no Amazonas, no Pará e no Rio de Janeiro. A Confederação Nacional de Saúde representa o setor privado no país.

"Nesses seis estados temos um colapso nos dois sistemas. Contratar leitos de UTI privados, nesses locais, já não é mais uma saída", disse Monteiro. Ele afirmou que uma situação de 90% ou mais de UTI ocupadas, com pacientes disputando leitos que estão prestes a ficarem vagos, já configura uma situação de colapso - principalmente no meio de uma pandemia.

Na entrevista ao periódio carioca, o médico de Belém (PA) afirmou estar vivendo "os piores dias de sua vida". "É muito triste ver as pessoas, ver conhecidos, implorando por leitos, seja na rede pública ou privada", contou.

Com dados desta quinta-feira, Pernambuco totaliza 10.824 casos confirmados, sendo 6.302 graves e 4.522 leves. O estado também contabiliza 845 mortes pela Covid-19. Até a noite da quarta-feira (6), o Brasil havia registrado 125.281 casos de Covid-19 e 8.536 óbitos, segundo boletim do Ministério da Saúde.



                    Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: