segunda-feira, 6 de julho de 2020

Polícia Federal alerta para golpe do frigobar aplicado pelo WhatsApp



Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal alerta para um novo golpe no WhatsApp que promete um frigobar totalmente de graça usando falsamente o nome de uma grande empresa de refrigerantes.O link que tem domínio registrado na Rússia (http://shorturI.ru/cocacola/) está sendo enviado para as contas do whatsapp e começou a circular no início da semana passada.

É comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções feitas por empresas e grandes lojas, liberação por parte do governo de vantagem financeira ou até a situação que envolvam calamidades, para criar e aplicar golpes financeiros com temáticas personalizadas.

A mensagem avisa que para ganhar um frigobar basta apenas responder a três perguntas. Depois da vítima responder às três perguntas, aparece uma mensagem informando que a pessoa ganhou o frigobar e para envio do produto basta apenas compartilhar o link malicioso com os seus contatos telefônicos até completar a barra de preenchimento para que o produto seja entregue em até 4 dias.

Quando a barra de preenchimento é finalizada, o celular ou computador das pessoas são infectados com programas maliciosos que vão desde capturar informações pessoais como fotos, vídeos, mensagens, dados pessoais, números de contas bancárias, cartões de crédito, senhas, clonagem e bloqueio do aparelho que só é liberado por um código fornecido pelos bandidos após a vítima fazer um depósito em moeda virtual - bitcoin – difícil de ser rastreada.

Quem se sentiu lesado deve procurar a delegacia de Polícia Civil mais próxima para prestar boletim de ocorrência. Outra orientação é buscar um especialista em informática para adotar medidas de segurança junto aos dados.



                      Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: