segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Covid-19: Pernambuco tem 87% dos leitos de UTI ocupados

A taxa de ocupação dos 829 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dedicados para casos confirmados e suspeitos de Covid-19 atingiu a marca de 87%, segundo a Secretária de Saúde de Pernambuco (SES-PE), nesse domingo (06). Desde a primeira quinzena de novembro, essa taxa se mantêm acima dos 80%.

Para especialistas em saúde pública, o índice ascende um alerta vermelho para a necessidade de revisão dos protocolos sanitários e das medidas de restrição da pandemia. Para a médica sanitarista Bernadete Perez, vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, o grau de alerta é tão grande que o Estado já deveria ter tomado medidas a respeito da fiscalização e do retrocesso do plano de flexibilização.


“Nós já vimos alertando que a situação não era de controle, embora o Estado dissesse o contrário. O plano de flexibilização das atividades continuou correndo sem associação com os indicadores de gravidade que a gente apontava. Também vieram as eleições municipais. A situação hoje é de alerta máximo”, comentou.


Na tentativa de amenizar a alta taxa, o governo chegou a reativar 184 leitos nos últimos dias do mês passado, incluindo UTIs e enfermarias. O Estado também solicitou ao Ministério da Saúde a prorrogação do custeio da manutenção de 317 leitos de UTI voltados para pacientes que apresentem sintomas ou estejam infectadas pelo vírus.

Situação Atual

Segundo o último boletim divulgado pela SES, nesta segunda (07), foram confirmados nas últimas 24 horas 746 novos casos da Covid-19. Entre eles, 27 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, e os demais são considerados leves. Agora, Pernambuco totaliza 191.161 casos confirmados da doença.

Também foram confirmadas 22 mortes, ocorridas entre os dias 06/11 e 06/12. Com isso, o Estado totaliza 9.170 mortes pela Covid-19.


                     Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: