sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Produtos da ceia de Natal estão 7,8% mais caros, segundo levantamento

Um levantamento feito pela Federação do Comércio de Pernambuco (Fercomércio-PE), realizando a partir de dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE, mostra um aumento no preço dos produtos mais consumidos durante o período natalino. O indicador aponta que a alta nos preços dos produtos da ceia é maior que a previsão da inflação para o periodo (4%), acumulando um aumento de 7,8%.

Segundo especialistas, a alta dos preços podem está ligada a alguns fatores. O recebimento do 13° salário, que injetou cerca de R$ 6 bilhões na economia, o auxílio emergencial, que apesar do corte, ajudou a aumentar o consumo das famílias e o aumento da renda com o retorno progressivo da economia podem está relacionados a esse aumento.

A politica de câmbio também influencia no aumento de preços. A desvalorização do real e o dólar alto encarece produtos que são importados e consumidos pelos brasileiros.

Além dos alimentos, o preços de presentes também estão mais altos. Segundo a pesquisa, entre os produtos que estão mais caros, estão joias e bijuterias, bicicletas, TV’s, sons e produtos relacionados a informática.


                  Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: