segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

NOTÍCIA BOA : Governo do Estado diz a prefeituras que primeiras vacinas chegarão a Pernambuco no dia 20 de janeiro

Na manhã desta segunda-feira (11), os secretários de saúde dos municípios pernambucanos participaram de uma reunião extraordinária com o Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco, André Longo e a Coordenação de Vigilância em Saúde do Estado para tratar sobre o esquema de vacinação da Covid-19. Eles receberam uma boa notícia.

“Este é um momento muito aguardado pela população. Estamos confiantes de que todas as medidas para imunização em massa inicie bem sucedida. Vamos trabalhar para isso”, revelou a Secretária de Saúde de Belo Jardim, Aline Cordeiro, que participou da reunião.

De acordo com as prefeituras, na conversa, por videoconferência, o Estado informou que as vacinas chegarão em Pernambuco no dia 20 de janeiro e serão distribuídas para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), que ficarão com a incumbência de direcionar para os municípios.

Depois de chegar ao Estado, como precisa ser distribuída, então a previsão que os prefeitos receberam é que até o dia 25 de janeiro a vacina chegue em todas cidades pernambucanas, foram informados os prefeitos. Entre as vacinas que estariam no pacote, a coronavac e a vacina da Pfizer.

De acordo com a informações prestadas por Belo Jardim, haverá a oferta de três vacinas, com a Coronavac e a Pfizer.

A primeira etapa da vacinação vai abranger os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente contra o novo coronavírus em centros e unidades de saúde e as pessoas com mais de 80 anos. A imunização acontecerá diariamente nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s.

“Vamos precisar fazer adaptações para poder receber a vacina, como viabilizar geradores e câmaras refrigeradas, e na logística, uma vez que a vacina só dura seis horas fora do refrigerador”, explicou a Secretária de Saúde de Belo Jardim, Aline Cordeiro.

Antes disso, serão enviados os quantitativos necessários de seringas e Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, que serão usados pelos profissionais de saúde que irão trabalhar na aplicação, para as localidades contempladas. Até a próxima sexta-feira, esses materiais devem ser enviados.

O Estado garantiu que dispõe de seringas suficientes para atender, no mínimo, a primeira e a segunda etapa da vacinação.

Ao todo, serão destinadas um milhão e meio de seringas, além das já utilizadas na rotina da saúde.

Estado diz que data para início da vacinação faz parte do cronograma do ministro da Saude

Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) disse que, durante a reunião extraordinária da Câmara Técnica entre a SES-PE e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PE), na manhã desta segunda-feira (11/01), “apenas foi dito” que o próprio Ministério levantou a possibilidade de cronograma, caso todas os trâmites sejam concluídos de forma célere.

“Mas ratifica-se que não há nenhuma confirmação sobre esse calendário”.

“… diferente do que foi informado pela Secretaria de Saúde de Belo Jardim, não há, ainda, data confirmada pelo Ministério da Saúde (MS) para recebimento das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no Estado. Neste momento,os imunizantes ainda estão em análise pela Anvisa para ter liberação de uso”.

Em relação aos tipos de vacina que serão adquiridas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), também foram informadas na reunião aquelas que possuem mais chances de chegar aos brasileiros, mas, da mesma forma, ainda não há confirmação do MS, visto que nenhum imunizante teve ainda aprovação de uso pela Anvisa.

“A Secretaria Estadual de Saúde reforça que o Governo do Estado tem realizado todas as ações e aquisição de insumos que lhe cabe para garantir a vacinação contra a Covid-19 na população pernambucana tão logo as doses sejam disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização”.


              Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: