sexta-feira, 23 de abril de 2021

Estabilização nas UTIs e esperança por dias melhores até junho

Na análise de mais uma semana epidemiológica, o secretário André Longo ressaltou que, apesar da estabilidade alcançada, com leve viés de queda, Pernambuco continua com os indicadores da Covid-19 em patamares elevados, causando grande pressão sobre a rede de saúde. Até ontem, foram contabilizadas 3.218 pessoas internadas com o novo coronavírus nas redes pública e privada, sendo quase duas mil em leitos de terapia intensiva. A taxa de ocupação é de 96% nas UTIs estaduais e 88% nas particulares. Os casos de síndrome respiratória aguda grave caíram 8,8% em relação à anterior. As solicitações por leitos de UTI caíram 5,1% e as de enfermaria 5,7%.

“A ocupação nos hospitais privados começa a baixar, entre os pacientes da classe média”, observou Longo, destacando esperar que essa tendência se repita em seguida na rede pública. “Nossa expectativa é de que após a pressão sobre o sistema nesse período de sazonalidade (das doenças respiratórias) possamos colher uma estabilização com redução. A partir de junho, esperamos ter um melhor controle da doença, com avanço da vacinação”, disse.

Ele ressaltou que há 1.610 leitos de UTI na rede pública, dos quais 600 foram abertos nos últimos 50 dias. “Hoje abrimos 10 leitos em Araripina e cinco no Hospital Agamenon Magalhães, no Recife. Também deveremos entregar dez leitos em Gravatá, de forma pioneira”, explicou.

O secretário também classificou como “aberração” os procedimentos como a nebulização com hidroxicloroquina, que provocou a morte de pacientes em outros estados, e destacou que em Pernambuco as terapias intensivas têm seguido protocolos médicos e recomendações da ciência. “Acreditamos que as coordenações técnicas não permitiriam que situações como essa pudessem ocorrer no estado”, disse.


               Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: