quinta-feira, 20 de maio de 2021

URGENTE: Governo de Pernambuco decide prorrogar medidas restritivas até junho; confira a decisão

 

O Governo de Pernambuco realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (20) para anunciar mudanças no Plano de Convivência com a Covid-19 diante da situação da pandemia no estado.

De acordo com o boletim houve o registro de mais 3.440 novos casos, mais alto índice desde o início da pandemia. Participaram da coletiva o secretários de Saúde, André Longo, e a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

O governo estadual decidiu prorrogar as restrições já em vigor no estado por mais duas semanas, sendo assim, elas vão valer até o dia 6 de junho.

A atual fase Plano de Convivência está em vigor desde o último dia 6 de maio, quando as restrições no comércio e atividades econômicas foram prorrogadas e valeriam até próximo domingo.

No início da coletiva, o secretário André Longo apresentou os dados da semana epidemiológica nº 19, que registrou uma situação de estabilidade alta, chamada de um platô, em Pernambuco.

De acordo com o secretário, houve um aumento de 4% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em relação à semana 18, embora tenha sido registrada uma redução de 1% em relação à semana nº 17.

“Ainda estamos em uma fase bastante crítica da pandemia aqui no nosso estado. Após análise desses números feito pelo Comitê Multidisplinar de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco, nós decidimos por ampliar as medidas restritivas vigentes no decreto atual, que se encerrariam agora no dia 23 de maio, por mais 15 dias, até o dia 6 de junho. Essas medidas são extremamente necessárias para que a gente possa conter o avanço da pandemia aqui no nosso estado.”, afirmou Ana Paula Vilaça. Atualmente, as atividades econômicas só podem funcionar nos finais de semana até as 18h.

Isto vale para os estabelecimentos que abrirem às 10h. Para os que começarem a funcionar às 9h, o

horário limite fica reduzido para as 17h. De segunda a sexta-feira, o horário para todos é de 10h às 20h.

Instituições religiosas

As celebrações religiosas presenciais podem ser realizadas dos dias de semana entre 5h e 20h. Já nos sábados, domingos, o horário passa a ser de 5h às 18h.

Comércio de praia

O comércio de praia, especificamente, não pode funcionar nos fins de semana e feriados. Nos dias úteis, os serviços são permitidos, das 9h às 16h.

Em qualquer dia, estão proibidas atividades de clubes sociais, esportivos e agremiações, equipamentos culturais, parques de diversão, competições e práticas esportivas coletivas, com exceção para jogos de futebol.

Diante da situação mais crítica no Agreste, o Governo de Pernambuco resolveu restringir ainda mais o funcionamento das atividades econômicas e sociais na região, dos dias 18 a 31 de maio. Essas medidas vão se manter no tempo estipulado.

As restrições valem para 53 municípios do Agreste que integram as 4ª e 5ª Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sede em Caruaru e Garanhuns, respectivamente.

De segunda à sexta, os serviços não-essenciais – incluindo os templos religiosos – estão proibidos de funcionar das 18h às 5h do dia seguinte. Nos sábados e domingos, só poderão funcionar atividades essenciais, como farmácias, supermercados, padarias, postos de gasolina e feiras livres.



               Blog manhã nordestina .

Um comentário: