quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Vulcão nas Ilhas Canárias, da Espanha, pode entrar em erupção nos próximos dias

Houve mais de 4.000 tremores de terra perto do vulcão, e, com mais magma, o pico subiu 6 centímetros em dias.


Houve um aumento de atividade sísmica ao redor do vulcão de Teneguia, nas Ilhas Canárias, da Espanha, e pode haver uma erupção nos próximos dias ou semanas, de acordo com o governo do país.

O Instituto Geográfico Nacional da Espanha detectou 4.222 tremores no parque nacional Cumbre Vieja, em volta do vulcão, no sul da ilha de La Palma.

Os tremores se intensificam e vão chegando à superfície, o que coloca a ilha em alerta amarelo para uma erupção (o sistema de alerta tem quatro níveis, e o amarelo é o segundo mais grave).
O órgão disse nesta quinta-feira (16) que não há evidência de que pode haver uma erupção imediata, mas a situação pode mudar rapidamente. Espera-se mais tremores nos próximos dias.

Mais de 11 milhões de metros cúbicos de magma entraram no Cumbre Vieja nos últimos dias. O pico aumentou em cerca de 6 centímetros nos últimos dias, disse o Instituto Vulcânico das Canárias.

As Ilhas Canárias estão a cerca de 100 quilômetros da costa do Marrocos. Além desse vulcão, há outros nas ilhas, como o de Teide, na ilha de Tenerife, e o de Timanfaya, na ilha de Lanzarote.

O Teneguia entrou em erupção pela última vez em 1971. Um outro vulcão, na ilha de El Hierro, teve uma erupção submarina em 2011.

/G1


 

Nenhum comentário: