quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Cadeia de Brejo da Madre de Deus está perto de ser contemplada no Funcultura

A edificação é tombada pelo Estado de Pernambuco e é um equipamento cultural, administrado pela Fundarpe.

Foto: Cris Drone / Cristiano Simplício 

Este importante monumento já tombado pela Fundarpe recebeu a classificação preliminar no FUNCULTURA Geral 2021-2021. Em poucos dias já teremos a confirmação do Projeto Conservar para Preservar, que foi proposto pela produtora Cultural Dora Dimenstein. A Casa de Câmara e Cadeia está pleiteando uma verba de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) o que possibilitará obras de conservação para preservar toda área externa do telhado, segundo informa o projeto. 

Além desses reparos na estrutura, acontecerão ações formativas, como: Curso de 24h/a de Educação Patrimonial com intérprete de libras e entrega de certificados para os envolvidos na obra, assim como para o público da cidade que tenha interesse nos assuntos de Conservação e Manutenção e Preservação em Imóveis Tombados e Históricos. Também estão programadas três palestras em escolas da rede pública na cidade do Brejo da Madre de Deus e em alguns distritos próximos sobre a importância da preservação, conservação, manutenção e novos usos para edificações históricas e tombadas, que são representativas e contam a importância histórica da cidade. Todas essas ações serão gratuitas! A Chefe de unidade é Mônica Mendonça.

Foto: Cris Drone / Cristiano Simplício

A Casa de Câmara e Cadeia CCAM, localizada no município de Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano, foi construída em 1847, possivelmente com projeto do engenheiro francês Louis Vauthier, o responsável pelo projeto do Teatro de Santa Isabel, no Recife. A edificação segue a arquitetura neoclássica da época e o programa de prédios dessa natureza. Hoje ainda conseguimos compreender nos pavimentos, as funções de Câmara (1ºpav.) e Cadeia (térreo), inclusive podemos encontrar as camas dos detentos que cumpriam pena no edifício até a década de 90. O centro cultural dispõe de 18 ambientes, que juntos somam 660 m² disponíveis para diversos tipos de atividades culturais.


            Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: