terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Conjuntura nacional deve colocar Anderson na disputa para governador

Com apenas doze anos de carreira eleitoral, Anderson Ferreira ostenta quatro mandatos eletivos, sendo dois como deputado federal e dois como prefeito de Jaboatão dos Guararapes. O gestor também é presidente estadual do PL, um dos maiores partidos do Brasil que recentemente se tornou o partido do presidente Jair Bolsonaro.

Nos últimos meses, o liberal foi um dos entusiastas do movimento Levanta Pernambuco ao lado da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e percorreu diversas regiões do estado defendendo um novo projeto político para Pernambuco a partir deste ano. Se não fosse a filiação de Bolsonaro ao PL, a aliança entre Anderson e Raquel poderia ser considerada prego batido e ponta virada, porém por causa da prefeita de Caruaru ser do partido de João Doria, também presidenciável e ferrenho opositor de Bolsonaro, essa aliança se torna difícil de execução no estado.

Então a conjuntura nacional deverá culminar na colocação de Anderson Ferreira no páreo para o Palácio do Campo das Princesas, antes ele tinha a opção de ser senador na chapa de Raquel Lyra, o que garantiria um palanque robusto e representativo para o presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco. Caso seja candidato, Anderson contaria não só com a simpatia do eleitorado bolsonarista como também do eleitorado evangélico, que juntos podem garantir uma partida de 25% a 30% dos votos válidos já no primeiro turno a um candidato com o perfil do prefeito de Jaboatão.

A boa perspectiva de disputa deverá consolidar a postulação de Anderson, que entraria, assim como em 2016 na sua primeira disputa em Jaboatão, na condição de franco atirador, e poderia se tornar um candidato extremamente competitivo ao menos para a primeira etapa da disputa.

Coordenador – O presidente nacional do PSDB, Bruno Araujo, aceitou o convite de João Doria e será o coordenador nacional da campanha tucana ao Palácio do Planalto. Bruno estava decidido a deixar a vida pública em junho, quando termina seu mandato como dirigente tucano, porém com a nova missão, deverá ficar na política ao menos até outubro, quando acontecerá o primeiro turno da eleição presidencial.

Visita – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cumprirá agenda nesta terça-feira em Pernambuco. Ele visitará o Procape e a Hemobras, em Goiana, e participará de um almoço na Fundação Altino Ventura no Recife. O ministro, que é paraibano, teve forte atuação durante o crescimento da vacinação no país, e está cotado para disputar um mandato na Paraíba em outubro.

Circulando – O deputado estadual Guilherme Uchoa Junior, que está aguardando a abertura da janela partidária em março para se filiar ao PSB, está cumprindo intensa agenda em diversas regiões do estado para ampliar suas bases na sua pré-candidatura a deputado federal. O parlamentar adiou em quatro anos sua ida para Brasília após a morte do seu pai em 2018, mas dessa vez tem tudo para ser um dos 25 eleitos na disputa deste ano.

Inocente quer saber – Quando haverá desistência entre os postulantes da terceira via no Brasil?

Foto: Chico Bezerra, informações do blog do Edmar Lyra.


              Blog manhã nordestina .


Nenhum comentário: