sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Grande Recife, Zona da Mata e Agreste têm alerta de chuvas moderadas a fortes, diz Apac

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) alertou, nesta segunda-feira (10), para a possibilidade de chuvas de moderadas a fortes no Grande Recife, na Zona da Mata e no Agreste do estado. O aviso meteorológico é válido nesta sexta-feira (14).

Segundo a Apac, o fenômeno meteorológico responsável pela precipitação é o vórtice ciclônico de altos níveis, que é um sistema que costuma causar chuva nas "bordas" dele, ou seja, nos pontos mais nas pontas.

Esse é um fenômeno que costuma ocorrer até março em Pernambuco. De acordo com a equipe de meteorologistas da agência, esse é um sistema que se movimenta e, conforme acontece o deslocamento, pode ser responsável também por inibir chuvas na região.

Além disso, as pancadas de chuvas nessas regiões de Pernambuco são causadas pelo "grande teor de umidade que vem do oceano ocasionado pela anomalia quente de temperatura da superfície do Oceano Atlântico", afirmou a Apac, em nota.

A Apac apontou, ainda, que a população deve seguir as orientações das Defesas Civis municipais em caso de chuvas mais fortes. No Recife, o órgão pode ser acionado pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita.

Fonte: G1-PE

Nenhum comentário: