terça-feira, 15 de março de 2022

Pernambuco libera público de 10 mil pessoas para eventos sem obrigatoriedade de apresentação de teste para a COVID-19; passaporte vacinal continua obrigatório

O governo de Pernambuco anunciou na manhã desta terça-feira (15) mudanças no protocolo sanitário para a realização de eventos no Estado. As medidas estão relacionadas ao processo de controle do avanço do novo coronavírus.

Veja o que muda

Depois de semanas impondo grande restrição ao número de participantes de eventos sociais e exigindo testagem para participação nessas comemorações, o novo protocolo traz várias flexibilizações. 

A partir de agora, não será mais exigido que os organizadores e convidados das festas façam testes para a covid-19. Apesar disso, o governo manteve a obrigatoriedade da apresentação do passaporte de vacina, além do uso de máscaras.

Outra mudança é com relação ao tamanho dos eventos. Agora, as festas poderão ter até 10 mil pessoas ou a ocupação de 70% do local da festa - o que for menor. 

Para eventos em estádios de futebol, o máximo permitido é a ocupação de 50% do estádio. O público também deve apresentar passaporte vacinal e usar máscara. Antes, só era autorizado um limite de 3 mil torcedores por jogo.

Máscara segue sendo obrigatória

Havia grande expectativa sobre um possível anúncio de que as máscaras deixassem de ser obrigatórias no estado de Pernambuco, embora, na prática, muita gente já não use máscaras em locais abertos e não fiscalizados. 


Apesar da expectativa, na coletiva desta terça-feira (15), o governo informou que mantém a obrigatoriedade do uso da proteção facial. Outros estados como Rio de Janeiro e São Paulo já baixaram essa obrigação.


                        Blog manhã nordestina.

Nenhum comentário: