quarta-feira, 27 de abril de 2022

Prazo para tirar o título de eleitor vence em uma semana; saiba como tirar o documento

Quem deseja participar das eleições em 2022 e escolher os seus representantes, tem somente mais uma semana para regularizar o seu cadastro com a Justiça Eleitoral. O dia 4 de maio é o prazo limite para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor.

Confira o passo a passo para tirar o título de eleitor:

– Requisitos e site

Para votar nas eleições de 2022, é preciso ter 16 anos completos até a data do primeiro turno (2 de outubro). Nesta faixa etária, o voto é opcional. Para obter o título, basta acessar o sistema Título Net, no site do TSE.

– Acesso

Na primeira página, informe o estado no qual reside e, na janela seguinte, após selecionar “título de eleitor”, marque a opção “não tenho”. Alguns dados serão solicitados como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento.

É preciso enviar os seguintes documentos:

– Documento oficial de identificação;

– Comprovante de residência atualizado;

– Uma foto tipo selfie segurando o documento de identificação;

– Para os homens com idade entre 18 e 45 anos, é preciso enviar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Após o envio, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. As fotos devem estar legíveis para a solicitação ser feita. Um cartório eleitoral receberá as informações, e o acompanhamento do requerimento deve ser feito pelo site.

Essa e outras operações como mudança de local de votação ou até mesmo regularização do documento poderão ser feitas no site oficial do TSE.


              Blog manhã nordestina.

Nenhum comentário: