terça-feira, 10 de maio de 2022

Brejo da Madre de Deus Mônica Mendonça: "Meu sentimento é de imensa alegria por esta retomada"

Os museus e centros culturais administrados pela Secretaria de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) voltaram a receber o público no processo de flexibilização no Plano de Convivência com a Covid-19 anunciada pelo governo estadual. Entre eles, está a Casa de Câmara e Cadeia, onde funciona o Centro Cultural do Brejo da Madre de Deus.

Nosso blog conversou com Mônica Mendonça, gestora da unidade que relatou como está sendo essa experiência de contato com o público presencial.

"Meu sentimento é de imensa alegria por esta retomada, onde realizamos Ações de Educação Patrimonial, através das visitas guiadas. Observamos uma mudança comportamental significativa, onde valores essenciais são compartilhados de uma maneira mais intensa neste momento de "pós-pandemia". Há uma troca de experiências extraordinária nestes momentos. O sentimento maior é de gratidão e emociona bastante, pelo fato de estarmos vivos e resistirmos até aqui, transformando o olhar destes jovens! Visitar a CCAM/FUNDARPE é uma experiência indescritível para quem tem a oportunidade de conhecer a sua história e o maravilhoso acervo do artista plástico Marco Lopes" relatou.

Desde quando foi reaberta, entre os dias 11 de março até 06 de maio, mais de 740 pessoas, entre alunos e visitantes, já estiveram no local, e o clima é sempre de comoção. "Tem sido um período fantástico, de visitas guiadas à Exposição do Artista plástico Marco Lopes, vivenciamos momentos emocionantes e muito gratificantes!" disse Mendonça. 

Vamos em frente, avante! À Emanuela Marques, todo meu respeito e reconhecimento pela dedicação e apoio! Ainda temos muito o que fazer para nos tornarmos pessoas melhores a cada dia e colaborar com a transformação no olhar e, sobretudo, na vida desses jovens!” vaticinou Mônica Mendonça.

ORIGEM DAS CASAS DE CÂMARA E CADEIA

Nos primórdios da colonização portuguesa, para a fundar vilas, uma das primeiras preocupações era a implantação da igreja, do pelourinho e da Casa de Câmara e Cadeia.

A igreja para a prática da fé, o pelourinho para punir os transgressores (principalmente os escravos), e a Casa de Câmara e Cadeia tinha a finalidade de satisfazer as necessidades de serviços administrativos, legislativos, judiciais e penitenciários. Na maioria dos casos, o respectivo programa funcional distribuía-se em dois pavimentos, e compunha-se de duas partes distintas: Câmara, no pavimento superior; e Cadeia, no térreo, como o próprio nome já diz, destinada à prisão.

No município de Brejo da Madre de Deus, a Casa de Câmara e Cadeia, foi construída em 1847, possivelmente com projeto do engenheiro francês Louis Vauthier, o responsável pelo projeto do Teatro de Santa Isabel, no Recife. A edificação segue a arquitetura neoclássica da época e o programa de prédios dessa natureza.

Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus é um monumento tombado pela Fundarpe. Diversos ambientes encantam o olhar de quem a visita, desde a galeria de Artes Marco Lopes, o espaço do artesão, salas para oficinas, apresentações culturais e uma área externa para lazer e diversas atividades culturais.



Agende sua Visita:

Por meio de convites às escolas e pelos telefones: 

81.9 9911-1153 (Mônica Mendonça)

81.9 7906-6081 (Emanuella Marques)


                Blog manhã nordestina

Nenhum comentário: