quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Doriel Barros visita agricultores familiares no Brejo da Madre de Deus e em Jataúba

O deputado e presidente do PT Pernambuco, Doriel Barros, esteve, nesta terça-feira (2), em Brejo da Madre de Deus e em Jataúba, visitando agricultores e agricultoras familiares contemplados pelo programa estadual Pernambuco que Alimenta. Durante o tempo em que esteve nos municípios, o parlamentar pôde acompanhar todo o processo, do plantio à preparação dos kits, na Associação Vale do Açudinho, para serem distribuídos entre as famílias pernambucanas, que estão em vulnerabilidade social. 

“Fortalecer e valorizar ainda mais a agricultura familiar é o nosso objetivo”, afirmou o parlamentar, acrescentando: “poder entregar esses alimentos às pessoas que precisam se alimentar com todos os nutrientes necessários, torna a iniciativa ainda mais especial”. 

O deputado Doriel Barros foi o responsável pela articulação do programa junto ao executivo estadual. “Sensível ao pleito, o governador Paulo Câmara atendeu a nossa demanda. O setor precisava de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. Conseguir concretizar essa ação é uma satisfação política e, também, pessoal, pois sou agricultor familiar e sei o quanto é necessário esse tipo de iniciativa".  

No Sítio Tabocas, propriedade do agricultor familiar José Diniz, ele e o seu filho, Everton, trabalham na plantação de laranjas. Para a família, que integra o programa, garantir a compra facilita o processo. “É muito bom ter um produto que, antes mesmo de ser colhido, já tem quem compre. Podemos investir sem temer”, ressaltou. 

Apicultura - No sítio do casal Gabriel e Dora, a produção de mel de abelha não para. Eles contam com a ajuda do filho, Júlio César, que faz todo o trabalho de colheita do mel. “Entregar a produção de mel é bom, mas receber (o pagamento) é melhor ainda”, atestou dona Dora, que tira todo o sustento da sua família, através da apicultura. 

Para o vice-presidente da Fetape, Adelson Freitas, que também esteve visitando as famílias, a parceria entre a Federação e o deputado Doriel Barros tem surtido resultados positivos. “Com o programa conseguimos gerar emprego e renda no campo”, afirmou Adelson. José Jaelson, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), do Brejo da Madre de Deus, considerada a Capital da Agroecologia, define Pernambuco que Alimenta como política pública que assegura a permanência do povo no campo. 

“É muito mais seguro a negociação com uma associação porque os produtores perdem muito quando existe o atravessador. É a Associação de Agricultores Familiares, comprando de agricultores familiares e entregando a famílias em situação de vulnerabilidade”, explicou. Os alimentos são adquiridos junto a entidades da agricultura familiar, por meio de cooperativas e entidades contratadas. De acordo com o vereador do município Laelson, o Zé da Roça, que também acompanhou a visita, “foi preciso ter um agricultor no parlamento para transformar o projeto em política pública”. 

Jataúba - No aviário São João, em Jataúba, os sócios Tom e Izael fizeram pela primeira vez a venda para o programa. “A gente investiu o que tinha e já começamos a ter lucro”, informou Tom. O programa Pernambuco que Alimenta atua fortalecendo duas frentes: junto aos agricultores familiares, que têm a sua produção com venda garantida, e colocando comida na mesa das famílias em insegurança alimentar, seja no campo ou na cidade. Segundo Doriel, o Governo do Estado, através das secretarias estaduais de Desenvolvimento Agrário e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, vai investir, ao longo deste ano, R$ 10 milhões na compra desses alimentos.


                     Blog manhã nordestina.

Nenhum comentário: