quinta-feira, 13 de abril de 2023

COM POSSIBILIDADE DE PERDER UM MÊS DE TRABALHO, SALÁRIOS ATRASADOS E FALTA DE INCENTIVO, AGENTES DE SAÚDE ESTUDAM POSSÍVEL GREVE EM BREJO DA MADRE DE DEUS-PE

Assim como os professores da rede municipal de ensino do Brejo da Madre de Deus, Agreste Central de Pernambuco, os Agentes Comunitários de Saúde travam uma luta com a gestão do prefeito Roberto Asfora (PL).

Segundo alguns profissionais, a Prefeitura tem pago com atraso os salários do Agentes de Saúde e também de Endemias. Como se fosse pouco, o prefeito Roberto Asfora se omite em conceder o incentivo do programa Previne Brasil.

Outro ponto que tem deixado a categoria descontente, é o fato de que, com os atrasos e mudanças de datas de pagamento dos salários, os Agentes de Saúde estão perdendo um mês de trabalho. Segundo eles, desde Janeiro de 2022, o impasse foi gerado e ainda não resolvido.

“A nossa categoria recebeu o mês de fevereiro e até agora não recebemos o mês de março e eles dizem que não pagam porquê o Ministério da Saúde teve um mês que não repassou, o mês de janeiro de 2022, então eles justificam ter atrasado justamente esse mês devido o Ministério não ter repassado, só que temos o comprovante que foi repassado sim, o repasse inteiro e eles engoliram um mês nosso”, desabafou uma ACS que preferiu não ser identificada para evitar retaliação.

Outro assunto que deixou os Agentes Comunitários de Saúde revoltados, foi o cancelamento de uma ação oftalmológica sem nenhuma justificativa.

 “Além de estarmos com os salários atrasados, tinha uma empresa que iria promover uma ação ofertando exames de vista grátis para a população e vieram falar conosco para ajudarmos, a Secretaria de Saúde se prontificou para ver essa questão e pediram para nós, Agentes de Saúde, avisamos a comunidade e saímos avisando desde a segunda-feira, o dia e toda a programação, para o pessoal ir no próximo dia 18, mas quando foi agora, a empresa nos comunicou que não terão mais os exames de vista, ficamos sabendo que foi a secretaria que avisou que por enquanto não é pra fazer essa ação. Estava todo mundo contente com essa ação e como não é algo que a Prefeitura vá ganhar, mas sim, a comunidade, acabaram cancelando”, explicou outra Agente de Saúde.

Uma moradora do Distrito São Domingos antes disso, já havia entrado em contato conosco, reclamando o cancelamento da ação e se sentindo prejudicada.


Informações do agreste notícias 


                    Blog manhã nordestina.

Nenhum comentário: