A Polícia Federal, por meio de sua Delegacia em Salgueiro (PE), concluiu a terceira fase da Operação Carcará, com a erradicação de 434 mil pés de maconha em plantações espalhadas pelo Sertão de Pernambuco. A ação, realizada entre os dias 1º de abril e 14 de maio de 2025, também destruiu 2,2 toneladas de maconha pronta para o consumo.
As plantações estavam distribuídas em 69 áreas de cultivo identificadas nos municípios de Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim, Serra Talhada, em Pernambuco, e em Manaíra, na Paraíba. A estimativa é que, se colhida e processada, a droga renderia 144 toneladas de maconha no mercado consumidor.
A operação faz parte da estratégia nacional de combate ao tráfico e é coordenada pela Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE), ligada à sede da PF em Brasília, com apoio da Superintendência Regional da PF em Pernambuco. Também participaram policiais civis, militares, bombeiros e penais, com apoio aéreo de duas aeronaves do Grupo Tático Aéreo/SDS e da Coordenação de Aviação Operacional da PF, além do uso de botes infláveis para incursões fluviais.
De acordo com a PF, essas ações buscam desarticular o ciclo produtivo da maconha antes da secagem e comercialização, reduzindo a oferta da droga no Nordeste e forçando organizações criminosas a importar entorpecentes de países vizinhos, como o Paraguai. Isso contribui diretamente para reduzir pontos de venda e, consequentemente, os índices de violência associados ao tráfico, como homicídios, roubos e confrontos armados.
Resultados anteriores:
2022
1,6 milhão de pés erradicados
320 toneladas de maconha evitadas
5 toneladas apreendidas
320 plantios destruídos
2023
618 mil pés erradicados
124 toneladas de maconha evitadas
168 plantios destruídos
2024
1,37 milhão de pés erradicados
475 toneladas evitadas
260 plantios destruídos
Nenhum comentário:
Postar um comentário