quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Chuvas torrenciais causam alagamentos, enchentes e muitos transtornos no Sertão de Pernambuco



De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), cidade de Dormentes, no Sertão de Pernambuco, foi o local onde mais choveu no Estado entre as 19h40 da quarta-feira (5) e as 7h40 desta quinta-feira (6). O monitor pluviométrico na cidade apontava 96,13 milímetros de chuvas torrenciais em 12 horas.

Em seguida vem o município de Floresta, também no Sertão, com 88,60 mm. Já o equipamento na cidade de São José do Belmonte, indicou 80,28 mm de precipitações, dos quais 72,69 mm atingiram a região em apenas seis horas.

Petrolina e Lagoa Grande também foram atingidas por chuvas que ultrapassaram 40 mm. Na primeira, segundo a Apac, houve precipitação de 73,71 mm. Já em Lagoa Grande, 42,77 mm de chuva caíram sobre a cidade.

Veja a lista de onde mais choveu:


Dormentes - 96,13 mm
Floresta - 88,60 mm
São José do Belmonte - 80,28 mm
Petrolina - 73,71 mm
Lagoa Grande - 42,75 mm
Parnamirim - 24,89 mm
Betânea - 23,45 mm

Em Bodocó, outro município sertanejo, as chuvas torrenciais fizeram com um rio transbordasse próximo à construção de uma ponte na cidade, impedindo que veículos transitassem pelo local. Na mesma área, um caminhão ficou preso na lama.

Ao JC, a Prefeitura de Dormentes afirmou que está monitorando áreas de risco como barreiras e regiões ribeirinhas para, em caso de necessidade, atuar para retirar os moradores dos locais. Ainda segundo a administração municipal, apesar das fortes chuvas, a cidade não registrou ocorrências fora da normalidade para dias assim.

Previsão de mais chuva


A previsão do tempo para o Sertão de Pernambuco, nesta quinta-feira (6), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de céu  nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Para a região, o Inmet prevê máxima de 34ºC e mínima de 20ºC.

Fonte: JC



                  Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: