terça-feira, 14 de julho de 2020

Em dia de reabertura de setores da economia, Caruaru tem aglomeração na Feira da Sulanca, proibida de funcionar

O município chegou a ficar dez dias em isolamento mais rígido por causa da pandemia do novo coronavírus


Nesta segunda-feira (13), o município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, voltou a avançar no Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a covid-19, estruturado pelo governo de Pernambuco. Com a flexibilização, estão autorizados a funcionar o varejo de rua (bairro e centro), salões de beleza e centros de estética, treinos de futebol profissional, comércio de veículos serviços de aluguel e vistoria de veículos, construção civil com 100% dos funcionários e shoppings centers. A Feira da Sulanca, no entanto, só está permitida a funcionar por delivery. Apesar da proibição do Estado, a reportagem da Rádio Jornal Caruaru registrou aglomerações no local. Na própria feira, alguns comerciantes abriram o ponto de venda, e, no entorno, muitos vendiam as mercadorias em carros com porta-malas abertas. Em um dos principais trechos que dá acesso ao Parque 18 de Maio, local onde acontece a feira, algumas equipes de policiamento faziam a fiscalização do comércio, mas, mesmo assim, foi registrado um intenso fluxo de pessoas. As informações são da repórter Lunara Aires.


Em nota, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, informou que "vem trabalhando em parceria com as equipes da Unidade de Gestão da Feira, secretaria de Ordem Pública e a Destra, além do apoio da Políca Militar para que as recomendações sejam cumpridas". A secretaria também pede colaboração das pessoas para que não ocorram as aglomerações. "A concentração de pessoas aumenta o risco de contaminação da Covid-19, além de atrapalhar o plano de retomada das atividades na região", finaliza.
A reportagem do Jornal do Commercio entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) para saber como está acontecendo a fiscalização e aguarda resposta.


A Feira da Sulanca foi fechada no dia 18 de março por causa da pandemia. No fim de abril, a prefeitura lançou a plataforma Delivery Caruaru, para que sulanqueiros e clientes se comunicassem para realizar a venda por telefone ou pela internet. A feira está autorizada a funcionar nas segundas-feiras das 5h às 17h. Durante uma coletiva de imprensa realizada pelo governo de Pernambuco no dia 9 de julho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, explicou o motivo de a feira não acompanhar a reabertura nesta segunda-feira. "O Polo de Confecções tem um destaque no nosso plano devido às características específicas lá do polo, então por isso que ele não está agora nessa etapa contemplada", comentou.


Caruaru chegou a ficar dez dias em isolamento mais rígido devido ao aumento no número de casos do novo coronavírus. Entre os dias 26 de junho e 5 de julho, somente estavam autorizados a funcionar os serviços essenciais (supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde), atividades industriais, construção civil com 50% da capacidade e restaurantes para delivery.
Do.JC




                 Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: