segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Funcionários dos Correios de Pernambuco e de outros estados decretam greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores são contra a equiparação do seu acordo trabalhista com a CLT e também não querem que a estatal seja privatizada

Trabalhadores dos Correios de Pernambuco aprovaram por unanimidade, na noite desta segunda-feira (17), em assembleia realizada em no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, o início de um movimento grevista permanente da categoria. O encontro foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de Pernambuco (SINTECT-PE). A greve teve início às 22h e não tem data para se encerrar. Além de Pernambuco, o Distrito Federal e outros estados do Brasil também optaram pela greve.

Entre as principais reivindicações estão a não privatização da estatal e a manutenção de seu Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Apresentada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), a nova proposta retira 70 cláusulas do atual ACT, acabando com os 30% do adicional de risco; auxílio creche/babá; 70% sobre férias, e entre outros direitos dos trabalhadores da ativa e aposentados. O governo federal também propôs equiparar os direitos dos trabalhadores com os da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O secretário administrativo do Sintec-PE, Rinaldo Nascimento, reclamou dos altos salários na cúpula da estatal e alegou que o trabalhador da empresa não tem privilégios. "Nós somos a estatal que tem o menor piso salarial. Nosso piso hoje está em cerca de R$ 1.700 e o 'cara' vem dizer que nós temos privilégios. É lamentável a postura do presidente dos correios e do governo Bolsonaro", disse ao JC.  

Ao UOL, o presidente dos Correios, general Floriano Peixoto, afirmou que "testemunhamos uma tentativa de confundir os empregados acerca de temas sobre os quais a direção dos Correios não tem influência: os estudos de desestatização são conduzidos pelos órgãos competentes e baseados em minucioso planejamento que visa, ao fim e ao cabo, à determinação da melhor alternativa para a empresa e para a sociedade".


                   Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: