domingo, 6 de setembro de 2020

Domingo de feriadão tem movimentação intensa na praia de Boa Viagem em Pernambuco

No primeiro final de semana em que o comércio de praia, incluindo barraqueiros e ambulantes, é liberado no Recife, a movimentação na principal praia da Capital foi intensa.  Às 10h da manhã deste domingo, a orla de Boa Viagem, zona sul do Recife, estava repleta de pessoas caminhando. A ciclofaixa que acompanha o calçadão também juntou dezenas de ciclistas. Antes mesmo de pisar na areia já se avistava a grande quantidade de guarda-sóis que tomavam conta da faixa de areia.

Entre os banhistas que saíram de suas casas para aproveitar o litoral recifense, a maioria não estava usando máscaras. Entre os comerciantes locais, o esforço era para cumprir as normas sanitárias exigidas pela prefeitura do Recife. 

Acerola trabalha em uma barraca na praia de Boa Viagem há 15 anos. Na pandemia da Covid-19, durante a fase mais intensa da escalada de contaminação, recebeu o auxílio emergencial. Agora, com o retorno das atividades na sua área, afirma que tomará todas as medidas para não contrair a doença e não colocar em risco a saúde dos seus familiares. "Eu acredito que estamos tomando todas as medidas de precaução. As cadeiras estão lá com 1,5 metros de distância, cada guarda-sol só tem quatro cadeiras, tudo é limpo e higienizado o tempo todo", contou Acerola.

 Apesar da intensa movimentação deste domingo, Acerola ainda considera o movimento fraco. "Setembro é mais quente. Ontem o movimento foi fraco, parecia dia de semana. Hoje também aqui está bastante fraco", avalia. "Esperava estar mais movimentado", completou Acerola.

O vendedor de algodão doce, José da Silva, disse que considera a praia "cheia". "Estamos na pandemia, se juntar dez pessoas já é muito, né?", disse. O ambulante também contou que mesmo com a movimentação na praia e com o final de semana prolongado, poucas pessoas compraram o seu produto. Mas espera que nos próximos finais de semana, consiga melhorar as vendas. "Isso vai ajeitar depois", garantiu.

O empresário Marcelo Holanda mora próximo a praia de Boa Viagem e neste fim de semana, esteve com a família na orla. Para se proteger de qualquer eventual aglomeração, Marcelo optou por sentar em um lugar mais isolado. "Eu já venho aqui independente das barraquinhas, mas com a chegada das barraquinhas temos que ter mais cuidado com o uso da máscara quando chegamos e quando saimos", disse.

As praias do estado foram reabertas a partir do dia 20 de junho. No dia 17 de julho, o Recife autorizou as atividades comerciais nos mais de 60 quiosques da orla da Zona Sul da cidade. Em Pernambuco, até este domingo (6), mais de 7,6 mil pessoas faleceram em decorrência da covid-19. O Estado totaliza 131.961 casos confirmados acumulados do novo coronavírus, sendo 25.502 graves e 106.459 leves.


               Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: