quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Pernambucano é único brasileiro a conquistar ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Pela primeira vez, o Brasil ficou entre os 10 melhores países na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla inglês). O time, formado por seis jovens de quatro estados, conquistou uma medalha de ouro e cinco de prata. O ouro brasileiro foi conquistado pelo pernambucano Pedro Gomes Cabral, de 17 anos, atualmente aluno de um colégio de Fortaleza/CE.

Pedro fez 32 pontos para conseguir a medalha e o primeiro lugar no pódio. As medalhas de prata ficaram com Bernardo Peruzzo Trevizan, Francisco Moreira Machado Neto, Gabriel Ribeiro Paiva, Guilherme Zeus Dantas e Moura e Pablo Andrade Carvalho Barros. Com 142 medalhas, o Brasil é o país latino-americano com maior número de premiações na competição.

O pernambucano havia sido medalhista de prata na edição do ano passado da IMO, e Bernardo e Guilherme tinham conquistado o bronze.

A 61ª edição da IMO, que teve 105 países participantes, aconteceria em São Petersburgo, na Rússia, mas foi realizada remotamente devido à pandemia da Covid-19. As provas foram aplicadas em 21 e 22 de setembro, e o resultado foi divulgado no domingo (27).

Os seis, todos estudantes do ensino médio, com idades entre 14 e 19 anos, foram medalhistas da 41ª OBM, a Olimpíada Brasileira de Matemática, passaram por três testes seletivos e um treinamento até a IMO.

O melhor resultado da história do Brasil na competição deixou o País à frente de Japão, Singapura, Alemanha, Canadá, Romênia, França e todos os países nórdicos - referências na competição. 


                  Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: