quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Professores estaduais paralisam as atividades por um dia e fazem protesto por reajuste salarial

Professores da rede estadual de Pernambuco deflagraram, nesta última quarta-feira dia(18) de novembro , uma paralização geral nas atividades sob reivindicação de reajustes salarial. A classe realizou um protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, solicitando a atualização do piso salarial. O movimento é encabeçado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).

O Secretário executivo de articulação e acompanhamento do governo, Eduardo Cabral Figueiredo, se reuniu com os presidentes do Sintepe e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTPE) para discutir o pedido da classe.


De acordo com a categoria, o Estado anunciou a atualização do piso para professores com salários inferior a R$2.886,24, porém a proposta não agradou a classe. Segundo o Sintepe, apenas 5.611 profissionais da área recebem o valor em um total de 60 mil.


“Esse piso tende a virar teto, e isso significa destruir o principal e único instrumento de valorização profissional que temos em Pernambuco. Nossa luta é para que o governo, em 2020, faça aquilo que fez em 2019, 2019, 2017 e 2016, quando ele atualizou o piso e fez a repercussão desse percentual na carreira. Este ano, o Governo está propondo diferente”, afirma Fernando Melo, presidente do Sintepe.


O sindicato garante que a paralisação não tem relação com o retorno das aulas presenciais em Pernambuco.

A Secretaria de Educação de Pernambuco confirmou o reajuste apenas do piso salarial, mas informou que não irá se posicionar sobre o protesto. Anteriormente, havia divulgado que as escolas estariam abertas normalmente nesta quarta-feira (18), apesar da paralisação.


                    Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: