quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Através de obra realizada em Brejo da Madre de Deus, arquiteto conquista 1º lugar em concurso de Pernambuco.

O arquiteto e urbanista Edmilson de Sousa Filho conquistou o 1º lugar no Concurso de Ideias Patrimônio Cultural – Edição Especial Pernambuco 2020 – promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE). O profissional premiado contou com a assistência da irmã, a também arquiteta Clécia Sousa, com quem tem o Escritório de Arquitetura & Ambientes, em Caruaru.

Edmilson, que também é jornalista, venceu na modalidade profissional, categoria intervenção em obras com preexistência patrimonial vinculada a uma obra já executada ou em execução. Como responsável técnico, ele teve a missão de transformar uma ruína arquitetônica no centro histórico do município do Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, em um equipamento cultural para a comunidade.


O edifício funcionou como sede da Escola de Música São José, bem como um clube social, da década de 1930 a 1990 O largo da Praça Pedro Guenes servia também para as exibições musicais e demais eventos. Ainda na década de 1990 o poder municipal concedeu a uma instituição bancária  o direito de construir em cima da praça, que teve cerca de 1/2 de sua área ocupada.

Deste modo, já após os anos 2010, o Ministério Público contactou a prefeitura para que fosse feito um Termo de Ajustamento de Conduta a fim de a instituição bancária conceder uma compensação ambiental.

Feito isso, o município recebeu parte dos recursos necessários para a elaboração do projeto, realizado entre 2017 e 2020, bem como execução da obra, iniciada há 90 dias. “Foi realizada uma pesquisa documental, bem como entrevistas com moradores antigos a fim de se obter material suficiente para o resgate histórico do edifício e assim a realização de um projeto que levou em consideração as preexistências culturais e materiais”, explicou o arquiteto.

A fachada original mostra frontões que demarcavam a forma do telhado. Os tijolos maciços aparentes faziam o edifício se destacar entre o casario tradicional. A fachada passou por alterações ao longo dos anos, tendo seus frontões camuflados por uma platimbanda. Também foi adicionado reboco e um jardim escalonado onde antes havia um talude seguindo o aclive do terreno.

O projeto propôs o resgate de traços originais do edifício bem como a adição de elementos contemporâneos. Os  frontões foram reinterpretados em conjunto com o telhado que serve também de marquise para proteger das intempéries os tijolos aparentes, voltados para o sul, que tornaram a destacar a imponente fachada.

Abaixo da marquise também está o pátio que conecta o exterior com o interior. A manutenção deste pátio é de fundamental importância porque possibilita a visualização das deslumbrantes paisagens natural e antrópica. As aberturas em vidro temperado também permitem a contemplação da paisagem pelo interior da escola de música.

O edifício é envolto por uma bela paisagem natural e um casario histórico que é tombado pelo Governo do Estado desde 1985. Em intervenções patrimoniais, deve-se haver uma relação de harmonia e valorização mútua entre o edifício intervido e os elementos circundantes.

A coberta em estrutura metálica e isotelha colonial deixa o conjunto leve ao mesmo tempo que serve de isolante térmico e acústico. Foi implementada uma clarabóia a fim de proporcionar a exaustão de ar e iluminação natural indireta. Uma plataforma elevatória também foi adicionada, permitindo acessibilidade.

“O Salão principal contém palco e telhado termoacústico. Também dá acesso a salas de aula e um café”, comentou Edmilson. A clarabóia tem faces norte e sul, recebendo iluminação indireta e permitindo a exaustão do ar por meio do sistema ‘boca de lobo’, o mais adequado para a situação. O conjunto de soluções permite economia de energia, fator importante em qualquer edificação.

A sala de aula foi contemplada com um jardim interno, permitindo um ambiente arejado e agradável, proporcionando o bem-estar dos alunos e estimulando a criatividade, já que se trata de uma escola de música em que a inspiração é fundamental.

Fonte: Jaciara Fernandes




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