quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Com 182 mil mortos no Brasil, Pazuello questiona sobre vacinas: “Pra que essa ansiedade?”

O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, questionou sobre as pressões a cerca do processo de desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, o que chamou de “angústia” e “ansiedade”. A declaração foi dada durante o seu discurso na apresentação do Plano Nacional de Imunização contra a doença, realizada nesta quarta-feira (16), com a presença de governadores e do presidente Jair Bolsonaro.

Enquanto países como Estados Unidos e Reino Unido já estão vacinando grupos prioritários, o governo brasileiro avalia questões como a origem da vacina e se ela será obrigatória ou não. Detalhes logísticos ainda não foram esclarecidos, mas o ministério afirmou que avalia começar a campanha no final de fevereiro. O desenvolvimento do imunizante e seu protagonismo também agravou as tensões entre o presidente Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).


“Somos os maiores fabricantes de vacinas da América Latina. Pra que essa ansiedade, essa angústia. Somos referência e estamos trabalhando”, declarou Pazuello.

Foto: Agência Brasil

Segundo o ministro, o governo federal não fez nada de errado até agora no combate à pandemia e, especificamente, no plano de vacinação.


“Não vejo, e coloco aqui um pouco da minha história, não vejo nada errado. Se tivesse visto teria corrigido. Estamos no caminho certo e juntos, não podemos abrir mão de tratar como país”.

Eduardo Pazuello, ministro da saúde


Plano de Imunização

O novo plano de imunização do governo federal traz a inclusão de novos grupos prioritários e a vacina Coronavac, produzida pelo instituto Butantan.

A Coronavac, que está em fase final dos testes, foi incluída no plano – Foto Governo de São Paulo

Segundo plano, são grupos prioritários para receberem a vacina:

– Trabalhadores da área de saúde;Funcionários do sistema prisional;– Idosos;Comunidades tradicionais ribeirinhas;– Indígenas;Quilombolas;– Pessoas com cormobidades;Trabalhadores do transporte coletivo;– Professores;Pessoas em situação de rua;– Profissionais de segunraça e salvamentoPresos;

Segundo o governo, 49,6 milhões de pessoas serão vacinadas nas três primeiras etapas do plano. Ainda de acordo com o governo, a vacinação no Brasil deve ser concluída em 16 meses – quatro meses para vacinar todos os grupos prioritários e, em seguida, 12 meses para imunizar a “população em geral”.


                Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: