sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Padre Pedro é declarado Patrono na Agroecologia de Pernambuco Projeto de lei é do Deputado Estadual de Pernambuco Isaltino Nascimento

 Padre Pedro e Ivonete desenvolveram no Sítio Acauã (Urubu) a agroecologia, plantando flores, fruteiras, hortaliças, criando abelhas, galinhas e cabras. O sítio era um paraíso no meio do semiárido. Também o casal era sócio fundadores do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Brejo da Madre de Deus CONDESB e da Associação dos Produtores Orgânicos Terra Fértil de Brejo da Madre de Deus (22/12/2000).

Pedro Batista de Aguiar nasceu no dia 14 de outubro de 1939, no Sítio São Paulo, município de Brejo da Madre de Deus. Era filho de Acurcio Batista de Aguiar e de Maria das Neves Aguiar.

Em 1951, Pedro ingressou no Seminário de Pesqueira, onde terminou o 1º grau maior (ginásio) em 1954. Em 1955 foi para João Pessoa onde terminou o ensino médio – 2º grau, em 1957. Depois passou para o Seminário de Olinda, onde fez filosofia e teologia, concluindo em 1964. 

Depois rumou para Caruaru, onde cursou Direito, além de ensinar na FAFICA. Em 06 de junho de 1965 recebeu a ordenação sacerdotal, no bairro do Salgado, um bairro operário de Caruaru.

Pe. Pedro trabalhou em várias paróquias em Caruaru e foi vigário de Tacaimbó na década de 1970 e 1980. Como Coordenador Diocesano de Pastoral e ligado ao trabalho de Dom Hélder Câmara, incentivou o Movimento de Evangelização, do qual nasceram as Comunidades Eclesiais de Base-CEBs.

As CEBs, como novo jeito de ser Igreja, se alimentavam da Teologia da Libertação a partir da opção preferencial pelos pobres, opção expressa no documento final da Conferência Episcopal de Medellin (Colombia) em 1968. 

Pe. Pedro Aguiar dedicou a sua vida aos pobres em suas lutas e organizações: Apoiou as comunidades nas organizações políticas e sindicais, nas suas lutas pela terra e pela água, na luta pela saúde popular, estava presente nas suas festas e celebrações, era presença solidária nos momentos difíceis e mostrava um jeito bem simples de viver. 

Ligava a fé com a vida dos homens e das mulheres empobrecidos na sociedade. Viveu de maneira coerente, dando testemunho profético.

Pe. Pedro era co-fundador, em 1989, da Fundação Santuário das Comunidades Eclesiais de Base do Agreste de Pernambuco e co-fundador do Núcleo de Assessoria as Organizações Populares – NAOP, fundado em 1999. 

Em 1992 Pe. Pedro renunciou ao sacerdócio e casou com Ivonete Nascimento de Aguiar. O casal adotou, em 2000 um filho, Victor. 

Numa tragédia, a família faleceu em 16 de abril de 2004.

A ligação de Pedro Aguiar com a terra veio da própria família, seus pais eram agricultores e ele seguiu fielmente sua originalidade. Como Padre inspirado em Don Helder Câmara e na Teologia da Libertação, buscou fortalecer as comunidades rurais e seu trabalho inspirou a criação das CEBs.

Sua atuação junto aos agricultores familiares tomou vulto. Como vigário de Tacaimbó organizou uma equipe e começou a construir na zona rural do município as primeiras cisternas como alternativa a convivência com as secas nas caatingas do Agreste Pernambucano. 

Em 1984 apoiou firmemente a fundação do CECAPAS – Centro de capacitação e acompanhamento aos projetos alternativos da seca – e para esse centro enviou muitas lideranças da região de Caruaru, Brejo da Madre de Deus e Tacaimbó, além de outros municípios do agreste para serem treinados em agricultura orgânica.


             Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: