quarta-feira, 24 de março de 2021

Fiocruz pede lockdown de 2 semanas em 24 estados e no DF

O último boletim extraordinário do Observatório da Covid-19, divulgado pela Fiocruz na terça-feira (23), escancarou a gravidade do atual momento da pandemia no Brasil.

Os cientistas responsáveis pelo documento afirmaram que trata-se de uma “crise também humanitária” e cobraram ações mais restritivas de combate.

A Fundação chamou a atenção para a necessidade de medidas rígidas de distanciamento.

Por isso, sugeriu a restrição das atividades não-essenciais por 14 dias em todos os 24 estados, além do Distrito Federal, que se encontram na zona de alerta crítico.

Tal medida reduziria em aproximadamente 40% a transmissão do vírus, segundo o documento.

Diversos municípios têm aderido ao lockdown diante dos altíssimos números da Covid-19 no Brasil, que resultaram em um colapso geral na saúde.

Por outro lado, outras cidades e estados se apoiam no discurso do presidente, Jair Bolsonaro (sem partido) e seguem lutando contra tal medida.

Segundo a Fiocruz, este colapso na saúde faz com que o vírus se alastre mais rapidamente e seja ainda mais mortal.

Na última semana analisada, entre 14 e 20 de março, foram, em média, 73 mil casos e duas mil mortes diárias.

O número de casos cresceu a uma taxa de 0,3% ao dia, enquanto a ascensão dos óbitos foi de 3,2% a cada 24 horas.

“O cenário é preocupante, pois indica que pode estar havendo uma situação de desassistência e falhas na qualidade do cuidado prestado para pacientes com quadros graves de Covid-19”, comentam os especialistas.

“A incapacidade de diagnosticar correta e oportunamente os casos graves, somado à sobrecarga dos hospitais, em um processo que vem sendo apontado como o colapso do sistema de saúde, pode aumentar a letalidade da doença, dentro e fora de hospitais”.

Em relação a taxa de ocupação das UTIs, destaque para o Amazonas, que, após a crise vivida no início do ano, deixou a zona crítica e juntou-se a Roraima, na de alerta intermediário, com 79% e 64% dos leitos ocupados, respectivamente.

Todas as outras 25 unidades federativas do país estão em estado crítico, com taxa de pelo menos 85%.

O boletim apontou, ainda, para a necessidade de uso de máscara por pelo menos 80% da população e de adoção destas medidas em conjunto pelos municípios e estados, “uma vez que a adoção parcial e isolada nos levará ao prolongamento da crise sanitária”.

“A continuidade dos cenários em que temos o crescimento de todos os indicadores para Covid-19, como transmissão, casos, óbitos e taxas de ocupação de leitos UTI, resulta em colapso que afeta todo o sistema de saúde no país e no aumento das mortes por desassistência”, destacam os cientistas.

“Trata-se de um cenário que não é só de uma crise sanitária, mas também humanitária, se consideramos todos seus impactos.”


                   Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: