sexta-feira, 23 de abril de 2021

Diogo Moraes articula ações para melhorias na segurança pública de Jataúba e Santa Cruz do Capibaribe-PE

 

Nesta quinta-feira (22), o deputado estadual Diogo Moraes, representante do Polo de Confecções do Agreste na Alepe, esteve reunido com o Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, na sede da SDS-PE, no Recife. Na ocasião, o parlamentar levou necessidades de municípios do Agreste pernambucano com objetivo de ampliar e melhorar a segurança pública da região. A prefeita de Jataúba, Dra. Cátia  e o vice Fábio Mamão participaram da audiência, além do Secretário Municipal de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe, Coronel Vareda.

Na primeira audiência, o deputado Diogo Moraes, a prefeita de Jataúba Dra. Cátia e o vice Fábio Mamão levaram ao secretário as necessidades da cidade localizada no Polo de Confecções do Agreste. “A gestão atual, que completou 100 dias, encontrou a estrutura de segurança de forma precária e agora está focada em estruturar a guarda municipal. Pádua ouviu atentamente as demandas, orientou os gestores municipais com sugestões de atuação e se colocou à disposição para contribuir tecnicamente para melhoria da segurança no município. De antemão, já assegurou que na próxima chamada de concursados da polícia, um delegado será destacado para Jataúba, ajudando, desta forma, no efetivo local”, afirmou Moraes.

Durante a reunião, o Secretário Antônio de Pádua agradeceu  a visita e destacou que receber estas demandas é muito importante, pois ele considera desafiador estar ciente das necessidades de todos os 184 municípios do Estado. “Quando prefeitos vem até aqui, mostram uma realidade que não está no nosso “mapa”. Acho o máximo recebê-los,  pois com esta voz mostram preocupação e as reais necessidades”, declarou o secretário.  Dra. Cátia informou ao secretário que já elaborou um Projeto de Lei que será enviado à Câmara Municipal, para estruturação da Guarda do município e, desta forma, habilitar a cidade à receber recursos federais e estaduais por meio de fundos específicos para a segurança pública.

Na segunda audiência, com a participação do Coronel Vareda, Secretário de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe, foi evidenciado pelo representante municipal as ações do efetivo policial na cidade, como a parceria entre as instituições locais, a exemplo da Coordenadoria da Mulher, que junto à Patrulha Maria da Penha tem desempenhado um papel importante no combate à violência contra a mulher. Vareda também pontuou os principais desafios e necessidades, como mais investimentos na estrutura da Polícia Militar local diante do crescimento geográfico e populacional do município.

Entre as solicitações protocoladas na reunião, Diogo e Vareda pleitearam a troca da viatura de resgate utilizada pela equipe do Corpo de Bombeiros, bem como a troca da auto bomba tanque. “Solicitamos ainda duas viaturas para uso da Polícia Militar e ainda a disponibilização de um depósito para armazenamento de veículos apreendidos pela Polícia Civil de Santa Cruz. Agradeço ao secretário Antônio de Pádua pela atenção com nossa região, na certeza que as melhorias necessárias serão conquistadas com a parceria existente com a prefeitura municipal”, disse Moraes.

Na oportunidade, o secretário Antônio de Pádua nos entregou os números recentes do Pacto Pela Vida na região. Santa Cruz do Capibaribe segue com a redução da criminalidade, com -67% de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais), comparado ao mesmo período de 2020.  “Resultados como este nos mostram que o trabalho desenvolvido pela Polícia na cidade é sério e alinhado com demais órgãos municipais”, comemorou Diogo Moraes.


                 Blog manhã nordestina. 

Nenhum comentário: