quarta-feira, 12 de maio de 2021

Datafolha: Lula lidera corrida de 2022 e marca 55% no 2º turno, contra 32% de Bolsonaro 

Após recobrar direitos políticos, Lula mexeu com o cenário de 2022 (Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida para a Presidência da República nas eleições de 2022. Segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira, 12, pela Folha de S.Paulo, com uma boa margem, o petista lidera no primeiro turno e é capaz de vencer presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na segunda etapa. 

Segundo a pesquisa, Lula alcança 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro. O levantamento foi realizado com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.


Datafolha - 1º Turno


Lula - 41%

Bolsonaro - 23%

Sergio Moro - 7%,

Ciro Gomes - 6%

Luciano Huck - 4%

João Doria - 3%,

Luiz Henrique Mandetta - 2%

João Amoêdo - 2%

O Datafolha aponta que, somados, os adversários do petista chegam a 47%, apenas seis pontos percentuais a mais do que Lula. Outros 9% disseram que pretendem votar em branco, nulo, ou em nenhum candidato, e 4% se disseram indecisos. 

É a primeira pesquisa do Datafolha feita desde que o ex-presidente reconquistou seus direitos políticos após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anular suas condenações judiciais na Lava-Jato, com a justificativa de que a Justiça Federal em Curitiba não era o foro competente para as ações. Atualmente, com seus direito de disputar a Presidência no ano que vem, Lula vem retomando contatos políticos, indo até Brasília na última semana.

Já num eventual segundo turno, Lula leva vantagem considerável, com um percentual de 55%, contra 32% de Bolsonaro. Ele receberia a maioria dos votos dados a Doria, Ciro e Huck, enquanto o presidente ficaria com a maior parte dos que optam por Moro, seu ex-ministro da Justiça e atual adversário. Neste cenário, Lula também venceria Moro (53% a 33%) e Doria (57% a 21%).

Bolsonaro empataria tecnicamente com Doria, marcando 39%, contra 40%. O presidente perderia para Ciro, obtendo 36%, contra 48% para o pedetista: 12 pontos percentual de diferença. 


              Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: