sábado, 22 de maio de 2021

Em Brejo: Pessoas com comorbidade não conseguem laudo médico para tomar a primeira dose da vacina no PSF Terrão por falta de médicos

 

Por falta de médicos no PSF Terrão na equipe 2, pessoas com comorbidade não estão conseguindo o laudo médico obrigatório, para que esse grupo possa tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Brejo da Madre de Deus, Agreste do Estado.

Desde do início do ano, está sem médico pra fazer o acompanhamento de Saúde da Família. A população que faz parte dessa unidade só dispõe de 10 vagas para o atendimento de clínica médica, e segundo informações, esse atendimento não está acontecendo no PSF, e só é um dia por semana. Sendo assim, fica impossível fazer com que as pessoas com comorbidade consigam passar no médico para pegar o laudo e tomar a vacina.

Ainda segundo informações, para que a pessoa com comorbidade consiga tomar a vacina, é obrigatório passar no médico no PSF e pegar esse laudo, mesmo que a pessoa já seja acompanhada por seu médico particular.

Em contato com a Secretaria de Saúde do Brejo, o Blog recebeu as seguintes informações: No PSF Terrão existe duas equipes, equipe 1 e 2. Uma equipe é PSF e já conta com atendimentos médicos. A outra equipe é do PACS, que significa (Programa de Agentes Comunitários de Saúde), que é composta de Agentes Comunitários e uma enfermeira. Segundo a Secretaria de Saúde, o PACS não recebe recursos para contratação de médicos, mas é um desejo do prefeito do município a contratação de um médico para essa equipe, que seria pago com recursos próprios, porém, a dificuldade está em conseguir um profissional para preencher está vaga, já que devido a pandemia, e a superlotação dos hospitais do Agreste, os médicos estão dando suporte a grandes hospitais de urgência, o que dificulta muito a contratação para PSF.

Sobre a comprovação da comorbidade para tomar a vacina, nem toda comorbidade se encaixa para que a pessoa tome a vacina, ex: Uma pessoa hipertensa só se encaixa nesse grupo, se for comprovado que a mesma utilize 3 remédios por dia para tratar sua hipertensão. Nesse caso, não é obrigatório um laudo do médico no PSF, se a pessoa tiver acompanhamento médico e uma comprovação de até 2 anos, pode utilizar como prova de comorbidade e tomar a vacina. No caso da obesidade, uma ficha de acompanhamento de um nutricionista que comprove sua obesidade, serve como prova para a pessoa tomar a vacina.

Informações do divulga brejo.


                   Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: