sábado, 29 de maio de 2021

Governo de Pernambuco garante fornecimento de oxigênio para municípios do interior

 


Distribuição, de forma emergencial, começa na tarde deste sábado (29.05)

O governador Paulo Câmara anunciou, na noite desta sexta-feira (28.05), que o Governo do Estado vai montar uma central emergencial de fornecimento de gases hospitalares no Recife para normalizar o abastecimento de oxigênio nas unidades municipais que atendem pacientes com a Covid-19. Com o apoio, que será feito de forma emergencial até que os municípios regularizem seus contratos, o Estado vai fornecer 30 mil metros cúbicos de oxigênio para as redes municipais de saúde.

“Estamos encerrando um dia inteiro de reuniões para resolver o problema da falta de oxigênio nas unidades de saúde de algumas cidades do interior do estado. A partir da tarde deste sábado, vamos montar uma central emergencial de fornecimento de gases hospitalares no Recife, que irá disponibilizar 30 mil metros cúbicos de oxigênio, o suficiente para abastecer até 3 mil cilindros das redes municipais de saúde. Esse suporte emergencial será dado enquanto as prefeituras ajustam seus contratos e regularizam o fornecimento de seus serviços médicos. Ressalto que a Secretaria Estadual de Saúde não tem problemas de abastecimento de oxigênio nas 66 unidades que administra.”, informou o governador Paulo Câmara.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou que o problema em algumas cidades do interior de Pernambuco não diz respeito à escassez de oxigênio. “Tanto é que todas as unidades de saúde estaduais, bem como os hospitais com contrato para a rede, estão com o abastecimento regularizado e sem risco. A questão diz respeito a fornecedores menores que atendem aos municípios, que estão com problemas logísticos para garantir o abastecimento. Já neste final de semana, graças a um esforço do Governador Paulo Câmara, que realizou uma série de reuniões na noite da última sexta-feira (28.05), vamos reforçar o abastecimento também para os municípios pernambucanos”, ressaltou Longo.

As remessas de oxigênio para as cidades do interior vão estar à disposição na tarde de sábado (29.05), de acordo com a necessidade apresentada pelas prefeituras. Em comunicado aos gestores municipais, a Secretaria Estadual de Saúde ressaltou a importância da comunicação com antecedência para que o órgão estadual possa efetivar o apoio aos municípios em tempo oportuno.

Informações imprensa.pe@imprensa.pe.gov.br>


                Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: