sexta-feira, 21 de maio de 2021

Suspeitos que se passavam por policiais civis para roubar casas em Pernambuco são presos

Quatro das prisões foram realizadas em 8 de maio e as demais nesta quinta-feira, segundo a polícia.

Sete homens foram presos por suspeita de integrarem uma organização criminosa especializada em roubar residências e veículos em Pernambuco, de acordo com a Polícia Civil. 

Em coletiva de imprensa, no Recife, nesta quinta-feira (20), a polícia detalhou que os assaltantes se passavam por policias civis para cometerem os crimes em cidades na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Zona da Mata de Pernambuco.

“Faziam um levantamento anterior em residências que eles acreditavam que, por serem de pessoas de padrão de vida elevado, poderiam ter objetos de valor. Após se passarem por policiais e ganharem a confiança dos moradores, adentravam no imóvel e, já dentro, anunciavam o assalto”, explicou o titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, o delegado Diego Acioli, completando que os suspeitos usavam inclusive fardamentos e distintivos da Polícia Civil.

Quatro das prisões foram realizadas em 8 de maio e as demais nesta quinta-feira, segundo a polícia.

As investigações sobre a quadrilha tiveram início em março deste ano quando a corporação começou a apurar um roubo de casa e carro na cidade de Bonito, no Agreste de Pernambuco.

“A população de Bonito chegou a acreditar de fato que eram policiais que estavam praticando esses crimes”, detalhou Diego Acioli. “Era um grupo bem violento. Além de agredir fisicamente as pessoas, também faziam violência psicológica através de ameaças”, acrescentou o delegado.

Pelo menos quatro roubos com esse modus operandi já foram identificados pela Polícia Civil, sendo um na RMR e os demais no Interior de Pernambuco.

Nesta quinta-feira, também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos. Dos membros da quadrilha que foram presos, seis têm antecedentes criminais por roubo, tráfico de drogas de homicídio – apenas um, de 18 anos, não têm passagem pelo sistema prisional.

Os quatro primeiros presos tiveram o flagrante convertido em prisão preventiva pelo Poder Judiciário e foram encaminhados a unidades prisionais não divulgadas pela Polícia Civil.

Os presos nesta quinta-feira têm em desfavor mandados de prisão preventiva e também deverão ser encaminhados ao sistema prisional.

Foram apreendidos na operação dois veículos roubados (um Fiat Linea e um Renault Sandero), seis armas de fogo (duas pistolas e quatro revólveres), um distintivo e três camisas da Polícia Civil, quatro balaclavas e cinco coletes balísticos.

Ainda segundo o delegado Diego Acioli, as investigações continuam para apurar se há outras pessoas ligadas à quadrilha, bem como possíveis mandantes dos atos criminosos.

“A investigação está em aberto nesse sentido. Os que praticavam os crimes foram identificados e todos presos”, finalizou o delegado.


                 Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: