quarta-feira, 28 de julho de 2021

ADVOGADO CONSEGUE LIMINAR NA JUSTIÇA, PARA QUE A UNIÃO FORNEÇA MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO PARA CRIANÇA DE FAZENDA NOVA, COM DOENÇA RARA

A União tem um prazo de 30 dias para fornecer o medicamento

O advogado, Dr. Felipe Matos, conseguiu na tarde desta quarta-feira (28), uma liminar deferida pela Juíza Federal, Dra. Beatriz Ferreira de Almeida, para que a União forneça o medicamento de alto custo, Diazóxido, para a criança Kalliny, de Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus/PE.

O caso ganhou grade comoção, devido ao vídeo postado nas redes sociais, na qual a genitora da criança pedia ajuda à população, pois a infante havia sido diagnosticada com a doença rara, hiperinsulinismo, cujo tratamento dependia de um medicamento de origem Italiana, de alto custo, com valor atual de R$3.711,87.

O hiperinsulinismo é o excesso de produção de insulina pelo pâncreas. A insulina serve para transportar para as células a glicose formada pela quebra dos açúcares e carboidratos contidos nos alimentos.

A genitora da criança já havia tentado administrativamente o fornecimento do fármaco, entretanto, foi negado em razão de não ser registrado na ANVISA, bem como procurou a Defensoria Pública de Pernambuco, mas não obteve resposta há mais de dois meses.

Segundo a Dra. Beatriz Ferreira de Almeida “é imperiosa a necessidade de fornecimento do medicamento, uma vez que, sem o uso da medicação, a postulante possui riscos de sequelas neurológicas irreversíveis, podendo evoluir a óbito. A necessidade do uso do fármaco foi ratificada pelo sucesso de sua utilização inicial, tendo dito a médica que a autora respondeu satisfatoriamente ao tratamento, não apresentando mais hipoglicemias”.

A União tem o prazo de 30 dias para fornecer o medicamento.

O Blog Manhã Nordestina agradece ao Dr. Felipe Matos, que se comprometeu em ajudar sem receber nenhum centavo por isso!

Veja a decisão.

Do Manhã Nordestina.

Nenhum comentário: