quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Variante Delta chega a mais cidades do interior de Pernambuco; Caruaru confirma um caso

 


Mais casos da variante Delta em Pernambuco foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta quinta-feira (2). Em mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes confirmados para a Covid-19 feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM / Fiocruz PE), das 89 amostras sequenciadas, 4 (4,5%) apresentaram a variante Delta. Com isso, até agora, o Estado totaliza 14 pernambucanos infectados por essa linhagem.

Cidades com casos confirmados

As amostras foram de pacientes provenientes das cidades de Olinda (1), Ipojuca (1), Caruaru (1) e Araripina (1). As coletas dos materiais biológicos para esta rodada de sequenciamento genético ocorreram entre os dias 25 de julho e 18 de agosto.

Entre os 4 casos da variante Delta, 2 foram em pessoas do sexo masculino e 2 do sexo feminino, com idades entre 24 e 34 anos. Todos os pacientes foram notificados no sistema de informação dos casos leves. Os municípios de origem foram orientados a investigar e acompanhar dos casos.

Outros casos

Além dos 4 novos casos de infecção pela variante Delta, no último dia 27 de agosto, foram confirmados 8 casos da variante em pessoas residentes dos municípios do Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1). Antes disso, no dia 12 de agosto, foram confirmadas duas amostras com a cepa originária da Índia, de pessoas residentes de Abreu e Lima (1) e Olinda (1), que adoeceram em julho.

Variante Gama (P.1) ainda é predominante no Estado

O resultado aponta que a variante Gama, também conhecida como P.1, é predominante no Estado, ratificando mais uma vez a sua prevalência no território pernambucano. Dentre os 89 genomas, 85 (94,5%) foram identificados como da linhagem Gama ou suas sublinhagens.

As amostras coletadas nesta rodada de processamento eram de pacientes dos municípios de Aliança, Bodocó, Petrolina, Araripina, Ipubi, Sertânia, São José do Egito, Bodocó, Santa Cruz da Baixa Verde, Joaquim Nabuco, Bom Conselho, Jaqueira, Belo Jardim, Joaquim Nabuco, Cabrobó, Ipojuca, Inajá, Condado, Santa Terezinha, Itapetim, Moreilândia, Amaraji, Tabira, Riacho das Almas, Sanharó, Tacaimbó, Santa Filomena, Iguaraci, Serra Talhada, Olinda, Caruaru, Lagoa do Carro, Santa Cruz do Capibaribe, São José do Egito, Carpina, Aliança, Taquaritinga do Norte e Brejinho.

Fonte: Rádio Jornal

Nenhum comentário: