quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Ida de Bolsonaro para o PP é melhor opção para tentar a reeleição

O presidente Jair Bolsonaro avançou nas costuras para se filiar ao Partido Progressista e deverá confirmar sua ida para a sigla na busca pela reeleição. Será a sua quarta passagem pelo partido, por onde foi filiado em 1993, de 1995 a 2003 e de 2005 a 2016. A sigla possui 42 deputados federais e deverá receber, com a filiação de Bolsonaro, pelo menos 25 deputados oriundos do PSL, o que deverá transformar o PP numa bancada representativa na Câmara Federal com cerca de 65 a 70 deputados.

A escolha pelo PP é uma decisão onde todos os envolvidos acabam ganhando, pois Bolsonaro se filiando à sigla emitirá um sinal de que um dos partidos mais fortes do país estará acreditando nas suas condições de se recuperar e ter alguma chance de reeleição, mais do que isso, a oficialização da filiação ao PP deverá avançar para a conquista de mais cinco partidos, que seriam o Republicanos, o Patriota, o PL, o PSC e o PTB, que lhe garantiriam significativo tempo de televisão e de rádio para a tentativa da reeleição.

Pela primeira vez na história o partido poderá ter um candidato a presidente da República, antes a sigla ficou a reboque do PSDB e do PT nas poucas vezes que formalizou apoio a candidatos a presidente, o que ajudará na eleição de governadores, senadores e deputados em todo o Brasil. A escolha pelo PP era esperada, uma vez que o presidente da Câmara, Arthur Lira, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, são todos filiados à sigla.

Em Pernambuco, a sigla é presidida pelo deputado federal Eduardo da Fonte, que comanda um diretório constituído, com autonomia para direcionar o caminho do partido no estado, seja para apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro ou para caminhar com a aliança sólida com o PSB em Pernambuco que acontece desde a eleição de Eduardo Campos em 2006.

Convocação – Por 310 votos a 142 a Câmara dos Deputados aprovou a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para prestar depoimento sobre a informação de que ele tinha contas offshore em paraíso fiscal no exterior. De Pernambuco, apenas Augusto Coutinho, André Ferreira e Pastor Eurico votaram contra a sua convocação. Até mesmo Silvio Costa Filho, que era muito próximo de Guedes, decidiu votar a favor.

União Brasil – A fusão entre PSL e Democratas foi formalizada ontem durante convenção em Brasília. A nova sigla se chamará União Brasil e adotará o número 44. A nova legenda, que será presidida pelo deputado federal Luciano Bivar, terá 4 governadores, 8 senadores e 82 deputados federais, sendo o maior partido do Brasil.

Herdeiro – O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que é pré-candidato a governador de Pernambuco pelo União Brasil, comemorou o nascimento na última terça-feira do seu segundo filho, Gabriel, com sua esposa Lara Secchi. Gabriel é mais um neto do senador Fernando Bezerra Coelho.

Inocente quer saber – Como ficariam os bolsonaristas pernambucanos se o PP permanecer na Frente Popular?

Coluna folha.


                   Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: