quarta-feira, 27 de outubro de 2021

PESQUISA DE OPINIÃO - LULA MANTÉM VANTAGEM SOBRE BOLSONARO EM PERNAMBUCO

 

Pesquisa exclusiva do Blog do Magno, através do Instituto Opinião, confirmou o que os políticos profissionais já vinham sentindo. O presidente Jair Bolsonaro não tem conseguido reverter sua tendência negativa no Nordeste. Tanto que seus palanques nas solenidades de inauguração de novos trechos da transposição registraram absolutas ausências de lideranças políticas regionais que não integram o Governo ou fazem parte do grupo mais fiel ao presidente. A escassez de nomes expressivos chamou a atenção geral.

FORA DE ÉPOCA

Ressaltamos sempre que para nós, de O PODER, pesquisas de opinião, antes da formação do quadro eleitoral, têm o seu valor. Expressam recall de possíveis candidatos ou índices de simpatia. E simpatia não é voto. Porém representa, para usar o lugar comum, o do momento.

CENÁRIOS

Em dois cenários pesquisados, a vantagem de Lula é ampla e indiscutível. O jogo permanece polarizado entre o presidente e o ex. Nenhum nome da chamada terceira via chamou ainda a atenção do eleitor.

MARGEM DE ERRO

Em comparação à pesquisa anterior, publicada em maio, Lula (53,2%) e Bolsonaro (20%) oscilaram dentro da margem de erro, enquanto Ciro (4,8%) se manteve estável. Doria (1,5%) recuou 0,5%.

ESPONTÂNEA

Na espontânea, quando o entrevistado diz em quem vai votar sem recorrer a uma lista, Lula foi citado por 39,2%, Bolsonaro por 15,3% e Ciro Gomes por 1,8%. Outros mencionados: Luciano Huck (0,3%), Sergio Moro (0,3%), Datena (0,2%), João Doria (0,2%), Cabo Daciolo, Guilherme Boulos e Mandetta (ambos com 0,1%). Neste cenário, os indecisos chegam a 32,2% e brancos e nulos somam 10,2%.

REJEIÇÃO

No quesito rejeição, o presidente Bolsonaro está em situação mais delicada: 51,5% dos eleitores disseram que não votarão nele de jeito nenhum. Lula vem na sequência, com 19,1% de rejeição. Completam a lista com índices menores: Moro (2,2%), Doria (2,1%), Ciro (1,9%), Datena (1,1%), Mandetta (0,6%), Rodrigo Pacheco (0,5%) e Eduardo Leite (0,3%). Entre os consultados, 9,7% disseram que rejeitam todos e 11% afirmaram não rejeitar nenhum dos candidatos.

MÉTODO

A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 20 de outubro, com a aplicação de dois mil questionários em 80 cidades de Pernambuco. O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

ESTRATIFICAÇÃO

Quando ocorre a estratificação dos três pré-candidatos que mais pontuaram, o levantamento mostra que Lula tem o melhor desempenho entre o eleitorado com renda de até dois salários (57,5%), entre os que estudaram até o 9º ano (60,4%) e entre os eleitores dos 44 aos 59 anos de idade (55,7%). Por sexo, tem a preferência de 52,3% das mulheres e de 50,1% dos homens entrevistados

ELEITOR

Já Bolsonaro vai bem entre os que possuem renda acima de dez salários (37,3%), entre os eleitores com grau de instrução ensino superior (25,7%) e entre os que estão na faixa etária dos 35 aos 44 anos (20,2%). Por sexo, 19,5% dos homens e 15% das mulheres disseram que votariam nele.

Ciro Gomes, por sua vez, se sai melhor entre os eleitores dos 16 aos 24 anos de idade (8%), entre os que possuem grau de instrução superior (7,2%) e entre os que têm renda entre cinco e dez salários (8,2%). Ele tem 5,6% dos homens e 4,3% das mulheres entre seus potenciais eleitores.

POR REGIÕES

A região mais favorável para o ex-presidente Lula é o Sertão em geral (66,4%), seguido do São Francisco (62,1%), Zona da Mata (53,8%), Agreste (52,8%) e Região Metropolitana do Recife (43,7%). Bolsonaro aparece melhor no Grande Recife (20,2%), Agreste (18,8%) e Zona da Mata (14,4%), além do São Francisco (11,4%) e do Sertão (8,4%). Por fim, Ciro tem 9,3% no Sertão geral, 9,1% no São Francisco, 4,6% no Agreste, 4,4% na RMR e 1,7% na Zona da Mata.



              Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: