quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA INVESTIGAR DESVIOS DE VERBAS DESTINADAS À EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO

 

Maceió/AL – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 16/12, em conjunto com a Controladoria Geral da União – CGU, a Operação ÚLTIMOS ATOS, para apurar o desvio de verbas públicas federais no interior do Estado de Alagoas.

Na ação, que contou com cerca de 80 policiais federais e 10 servidores da CGU, foram cumpridos 18 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela Justiça Federal de Alagoas em imóveis vinculados às empresas investigadas e seus respectivos sócios, nas cidades de Maceió/AL, Rio Largo/AL, Porto Calvo/AL, Recife/PE e Fortaleza/CE.

Equipes da Controladoria-Geral da União participaram das buscas e realizaram procedimento fiscalizatório para verificar o efetivo fornecimento de produtos ou prestação de serviços pelas empresas investigadas.

Também foi determinado o sequestro de bens dos investigados visando o eventual ressarcimento aos cofres públicos, caso sejam comprovados os desvios.

A investigação apura supostos desvios de recursos públicos federais oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB), por meio de transferências bancárias que totalizaram R$ 5.040.445,70, realizadas em favor de quatro empresas no período de 16 (dezesseis) dias, iniciando-se apenas dois dias após o então prefeito não ter sido reeleito ao cargo em 2020.

Há indicativos de que parte das empresas beneficiadas pelos pagamentos não existe, figurando apenas como fachada para o desvio da verba pública. Nesse contexto, apura-se a efetiva prestação de serviço ou fornecimento de livros e materiais escolares.

Os recursos do FUNDEB devem ser, necessariamente, utilizados pelos entes federados na educação, com aquisição de materiais escolares, pagamento de salários de professores etc.

Pelo desvio da verba pública, os investigados podem ser condenados à pena de até 12 anos de prisão. Os materiais apreendidos serão submetidos à análise e juntados ao Inquérito Policial instaurado na Superintendência Regional da Polícia Federa em Alagoas.

Em Recife foi dado cumprimento a 03 mandados de busca e apreensão nos bairros de Boa Viagem, Pina e um num galpão situado na Via Mangue, sendo um num endereço residencial e os outros dois em escritórios de empresas – Lá foram arrecadados alguns documentos, os quais serão enviados para a coordenação da operação em Maceió/AL para subsidiar as investigações que estão em andamento.

“O nome da operação é uma referência ao momento em que foram realizadas as transferências bancárias suspeitas, nos meses de novembro e dezembro de 2020, já no fim do mandato do gestor municipal”.

Informações da Polícia Federal.


                  Blog manhã nordestina .

Nenhum comentário: