terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Contrariando Justiça, Sindicato da Polícia Civil decreta greve em Pernambuco

 

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) decretou, nesta segunda-feira (14), greve geral da categoria. O ato que marcou o início da paralisação das atividades aconteceu em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, com dezenas de policiais protestando contra a falta de valorização da categoria e por melhores salários.

Em entrevista ao programa O Povo na TV, o presidente do Sinpol-PE, Rafael Cavalcanti, falou sobre a luta que o sindicato vem travando com o governo para obter melhores condições para os policiais civis. "A greve tem início de forma imediatada em todo o Estado de Pernambuco. Nenhuma atividade da Polícia Civil será realizada. A gente vinha alertando isso, tanto à sociedade, quanto ao Governo do Estado. Fizemos tudo o que poderia ser feito para construir um caminho dialogado e dissemos que se essa greve saísse seria culpa do governo", contou o representante sindical.

Ainda de acordo com Rafael Cavalcanti, o que foi oferecido pela Secretaria de Defesa Social foi bem abaixo do esperado. "Já sofremos com a falta de estrutura e de efetivo e, além disso, o que foi oferecido pelo governo sequer cobre a inflação do período. Completamos quatro anos sem reajuste e temos um dos piores salários do País. Diante disso, a categoria não aguentou mais", esclareceu o presidente do Sinpol-PE.

Nota da SDS-PE

A Secretaria de Defesa Social esclarece que, na tarde desta segunda-feira (14), reuniu-se com o presidente e diretores do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) para apresentar a proposta de 20% de reajuste salarial para todas as categorias profissionais representadas pela entidade. No entanto, após a reunião, a SDS foi surpreendida com a decretação de greve. O entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) é de que greves na segurança pública são ilegais. Nesse sentido, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou a cobrança de multa de R$ 300 mil ao Sinpol por dia em caso de paralisação de qualquer natureza. O Sinpol foi devidamente notificado dessa decisão na semana passada.

O diálogo e o esforço do Governo de Pernambuco resultaram em uma proposta que aliou avanços na remuneração para as categorias e a responsabilidade fiscal com as contas públicas, em um cenário de sucessivos anos de retração econômica e pandemia. A disposição para o diálogo será mantida, na busca de soluções que não penalizem a população e garantam a valorização profissional. A SDS não transigirá na adoção de todas as providências cabíveis no sentido de manter a prestação de serviços de segurança pública aos pernambucanos.

Decisão da Justiça

Na última quarta-feira (9), a Justiça determinou a intimação do Sinpol-PE para que seus filiados se abstenham de realizar paralisação de suas atividades, sob qualquer forma, modalidade ou denominação, com a advertência de que o descumprimento da ordem acarretaria em multa.

Naquele momento, o sindicato organizava uma paralisação das atividades para o dia seguinte, isto é, a quinta-feira (10).

/jornal do comércio 

Nenhum comentário: