quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos anuncia filiação ao PSD


 O vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos, anunciou nesta quinta-feira (3) que vai se filiar ao PSD.

O deputado amazonense pertencia ao Partido Liberal (PL) até dezembro do ano passado. No entanto, ele decidiu deixar a legenda após a filiação do presidente Jair Bolsonaro. Ramos é um parlamentar crítico ao governo.

“Ontem em reunião à noite com o presidente Gilberto Kassab decidi pela minha filiação ao PSD, que será confirmada na semana que vem”, disse Ramos, durante sessão no plenário da Câmara.

O vice da Câmara apontou para uma "incompatibilidade" com a agenda político-eleitoral do PL após a chegada de Bolsonaro. A expectativa é que outros aliados do presidente, como o filho Eduardo Bolsonaro, também entrem na legenda para disputar as eleições deste ano.

“Eu sempre deixei claro da minha incompatibilidade de ser do mesmo partido do presidente Bolsonaro, não por nenhuma antipatia de cunho pessoal, mas porque considero que ele não é o melhor para o futuro do país”, disse Ramos, à época.

Justa causa

A Justiça Eleitoral estabelece algumas condições para a mudança de partido sem que o deputado seja punido com a perda do mandato. As trocas são autorizadas em caso de “mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário” e “grave discriminação política pessoal”.

Em dezembro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, reconheceu a "justa causa" e autorizou a desfiliação de Marcelo Ramos do PL.

Dessa maneira, o vice fica autorizado a deixar o PL antes do período da janela partidária. Entre 3 de março e 1º de abril deste ano, abre-se prazo de 30 dias para que deputados estejam liberados a mudar de legenda sem sofrer punições.

Nenhum comentário: