quinta-feira, 28 de abril de 2022

São João 2022: Otimismo em alta para setores econômicos de Caruaru


 Após dois anos de ausência no calendário, em decorrência da pandemia da Covid-19, o Maior e Melhor São João do Mundo voltará a ser realizado propiciando muita alegria e receita na Capital do Forró. Tão logo o evento foi confirmado oficialmente pela Prefeitura de Caruaru, no final do mês passado, setores da economia local passaram a projetar desempenhos bastante animadores em termos de lucratividade para o próximo bimestre. E nem poderia ser diferente.

Embora o período atual ainda seja de readaptação financeira para todos os forrozeiros, ninguém vai se atrever a perder a animação, pluralidade e tradição dos festejos juninos de Caruaru, em 2022, com uma projeção de movimentação econômica na casa dos R$ 250 milhões. A estimativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), que também levantou demais números relevantes sobre o impacto do evento na economia local.

Segundo a Sedetec, durante o período junino, a cidade conhecida no mundo inteiro como a Capital do Forró receberá cerca de três milhões de visitantes. Já o gasto médio por visitante corresponderá a R$ 439,42, bem como sete mil empregos diretos deverão ser impactados. Em paralelo, 319 empresas atuantes no ramo cultural e 826 pessoas com atividades especificamente no setor de artesanato terão as suas operações impulsionadas neste intervalo. Para chegar as tais números, a pasta consultou instituições ligadas ao segmento financeiro como o Ministério do Trabalho e Previdência e o Sebrae.

Para representantes de setores da economia local, as novidades anunciadas recentemente pelo Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, sobre a realização do Maior e Melhor do Mundo deverão impulsionar ainda mais a lucratividade no município. Dentre elas estão à realização de uma grande festa nas proximidades do evento e em comemoração aos 165 anos de emancipação política da cidade – marcada para o próximo dia 17 -, a inclusão de mais datas na grade de programação, bem como o retorno das matinês em relação aos shows, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

Conforme destacou a coordenadora da Câmara Setorial de Gastronomia da Acic, Dayse Cintra, o setor já se encontra bastante dinamizado. “Recebemos essas novidades divulgadas pelo Prefeito Rodrigo com muito entusiasmo, porque contaremos com um período maior para operarmos, gerando mais emprego e renda para toda a cidade. Após dois anos sem São João deveremos ter um incremento na lucratividade de cerca de 60% na época de junho. Os cardápios especiais já estão sendo preparados, as contratações extras já estão sendo realizadas e que venham os festejos para toda a nossa cadeia econômica comemorar!”.

Na Feira da Sulanca, no Parque 18 de Maio, o clima com a confirmação do São João também é de otimismo. De acordo com a estimativa do presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura, no local, o salto nas vendas deverá ser de 30% ante os últimos dois anos de intensificação da pandemia. “A Sulanca é impulsionada principalmente pelos consumidores do Nordeste, onde se há a realização de festejos em todos os estados. Se tem festa marcada, tem roupa nova comprada, sendo assim, a projeção é de que vivenciemos um intervalo positivo, nos próximos dois meses”.

Neste ano, o Maior e Melhor São do Mundo ocorrerá do dia 4 de junho a 2 de julho, com esquenta para o evento, marcado para o dia 17 de maio. De acordo com o presidente do Comitê Gestor do São João 2022 de Caruaru e secretário da Sedetec, André Teixeira Filho, a Prefeitura vem preparando um evento à altura da tradição da Capital do Forró. “Temos trabalhado semanalmente com todos os órgãos envolvidos com a realização da festa e pudemos garantir que realizaremos um São João igual ou até melhor em relação ao último que foi feito em 2019, quando o nível de satisfação por parte de todos os participantes beirou o nível excelência”.

Nenhum comentário: