quarta-feira, 13 de abril de 2022

Terapia de Reposição Hormonal é aliada das mulheres na redução de sintomas no período da menopausa


 Uma das fases mais incômodas da vida da mulher consiste na preparação do corpo para a menopausa (quando os ovários entram em falência). A etapa se inicia, normalmente, em mulheres com idade entre 40 e 50 anos e o principal sintoma é a suspensão  do ciclo menstrual. Para aliviar as mudanças impostas pela nova fase,a terapia de reposição hormonal é uma aliada. É o que alerta a ginecologista e especialista no assunto, Stefania Silva. 

Calor excessivo, sudorese, fadiga, secura vaginal, redução da libido, instabilidade de humor e transtornos do sono são alguns dos principais sinais que acometem as mulheres nesse período. “A necessidade de cada paciente precisa ser analisada para que a reposição seja iniciada no momento certo e traga ganhos reais para as mulheres. O mecanismo é extremamente importante para minimizar os sintomas que comprometem não só a saúde física como mental das mulheres”, explica a médica.

Os desconfortos têm início pela redução drástica que ocorre na produção dos hormônios naturais da mulher durante o início da menopausa e também no climatério (período que antecede a menopausa). “O tratamento tem o objetivo de repor de forma segura o que naturalmente não será regenerado pelo nosso corpo. É devolver à mulher a qualidade de vida que ficou comprometida com o surgimento de tantas manifestações do corpo”, acrescenta Stefania.

A reposição hormonal pode ser feita através de cremes, comprimidos e até mesmo implantes subcutaneos. “Outros benefícios associados a TRH é a prevenção da  perda óssea ocasionada pela osteoporose, melhora do sono e da libido”, finaliza a ginecologista.

O tratamento pode ser feito com estrogênio e progesterona combinados associados a testosterona. A terapia deve ser avaliada, realizada e acompanhada pelo médico ginecologista.



                Blog manhã nordestina.

Nenhum comentário: