quarta-feira, 18 de maio de 2022

População prestigia reabertura do Centro Cultural do Brejo da Madre de Deus

 

Com a eclosão da pandemia da covid-19, em 2020, centros culturais do estado e do País precisaram restringir a visitação pública. Isso gerou sentimentos de tristeza, ansiedade e sensação de vazio em pessoas que cuidam desses locais de difusão de conhecimento e educação. Foi o caso dos que fazem o Centro Cultural do Brejo da Madre de Deus (antiga Casa de Câmara e Cadeia), localizado no município de mesmo nome, no agreste pernambucano. Hoje, devido ao controle da situação sanitária, o espaço felizmente voltou a se encher de vida.

“Compreendemos, que aquele momento exigia muita força de vontade para que pudéssemos reconstruir um projeto de retomada. Resistência, paciência e resiliência eram, e são, palavras de ordem para conscientizar e ressignificar estes valores que defendemos com tanta garra”, expõe Mônica Mendonça, gestora do Centro, que reabriu as portas em março.

Atualmente, além das visitas guiadas aos cômodos da edificação, o Centro Cultural do Brejo da Madre de Deus voltou a realizar exposições, palestras, cursos de formação, oficinas, apresentações culturais, nas mais diversas áreas. Um dos destaques do acervo é o conjunto de 50 telas do artista plástico Marco Lopes.

Nascido em Fazenda Nova, em 31 de janeiro de 1949, ele é autor do mural do Sagrado Coração de Jesus, instalado na igreja católica do município. Além de pintor e escultor, Lopes era músico e compositor.

Construída em 1847, a edificação onde o Centro Cultural do Brejo da Madre de Deus está localizado segue a arquitetura neoclássica da época e, até meados dos anos 1990, abrigava pessoas que cumpriam pena.

O monumento tombado pela Fundarpe possui ambientes que juntos formam 660 m² disponíveis para diversos tipos de atividades culturais. O projeto foi uma criação do engenheiro francês Louis Lérger Vauthiera – também responsável pela arquitetura do Teatro de Santa Isabel, no Recife.

Estudantes visitam o Centro Cultural do Brejo da Madre de Deus. Foto: Emanuela Marques

Estudantes visitam o Centro Cultural do Brejo da Madre de Deus. Foto: Emanuela Marques

Para Mônica Mendonça, o Centro Cultural do Brejo da Madre de Deus representa um importante espaço de memória coletiva, em razão das marcas que ficaram impressas em seus ambientes ao longo dos anos quando funcionou como cadeia pública.

A partir de 2004, ano em que a edificação foi interditada judicialmente, iniciaram-se as visitas guiadas, busca por parcerias para restaurar e readequar todos os espaços. “Ao mesmo tempo, procuramos transmitir sentimentos nobres, que valorizem essa belíssima arquitetura, com toda sua imponência, situada bem no centro da cidade”, destaca.

Em parceria com as escolas do município do Brejo da Madre de Deus, o Centro Cultural estabeleceu como eixo de atuação a produção de diálogos afetivos, a difusão de conhecimentos, de pesquisa, reavivando valores essenciais à construção da cidadania e ao sentimento de pertencimento.

Do dia em que foi reaberto até o momento, a gestora calcula que mais de 740 pessoas, entre estudantes e visitantes, já visitaram o local.

“Nossa missão é, por meio da história e dos acervos, favorecer a ampliação, o brilho no olhar, o crescimento pessoal, intelectual, artístico e estético desses jovens e reforçar a importância da preservação e da valorização do patrimônio cultural. É destacar a importância de um espaço estratégico para o desenvolvimento de políticas públicas de educação e cultura de Pernambuco”, defende Mônica.

Serviço

Centro Cultural do Brejo da Madre de Deus

Rua Tomás de Aquino Maciel, nº 60 – Centro – Brejo da Madre de Deus (PE)

Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 7h às 13h e nos finais de semana, mediante agendamento, pelos telefones (81) 99911-1153 e (81) 97906-6081.

A entrada para estudantes do município é gratuita e para turistas e visitantes, é cobrado o valor de R$ 3,00.


                   Blog manhã nordestina.

Nenhum comentário: