quarta-feira, 11 de maio de 2022

Secretaria Estadual de Saúde investiga caso suspeito de hepatite aguda grave em criança de 1 ano em Toritama


 A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que foi notificada, nesta segunda-feira (9), de um caso suspeito de hepatite aguda grave de origem desconhecida em uma criança de 1 ano, de Toritama, no Agreste de Pernambuco.

Conforme a SES, o menino foi admitido no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, no dia 27 de abril. O paciente, que apresentou quadro de febre, rash cutâneo e dor abdominal com hepatomegalia, foi acompanhado pela equipe, apresentou melhora clínica e recebeu alta hospitalar no dia 6 de maio.

A SES-PE se reunirá nesta terça-feira (10) com o Ministério da Saúde (MS) para discussão do caso, definição de fluxos e confirmação, ou afastamento, da ocorrência. A investigação do caso ainda segue com exames complementares para investigação laboratorial das hepatites virais, de outros agentes possivelmente relacionados a este tipo de hepatite e a outras doenças.

Por meio de nota, a Prefeitura de Toritama informou que a Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando o caso de uma criança que testou positivo para um tipo misterioso de hepatite. Trata-se de uma criança de 1 ano de idade, do sexo masculino, residente no Bairro do Antão. O paciente já recebeu alta do Hospital Mestre Vitalino, no município de Caruaru, onde esteve internado e já teve a saúde estabilizada. A equipe de vigilância em saúde acompanhando o caso, no compromisso de oferecer todo o suporte necessário ao paciente, e investigar a origem da infecção.


Bruno Muniz 

Nenhum comentário: